Os fiéis do México terão uma nova catedral dedicada à Nossa senhora de Guadalupe, a qual estará localizada na Arquidiocese de Tijuana e cujo desenho foi apresentado pelo Arcebispo local, Dom Francisco Moreno Barrón.

“Divulgamos o anteprojeto ganhador para a Nova Catedral de Tijuana”, expressou o Prelado em uma coletiva de imprensa realizada no dia 9 de novembro, dia “em que a Igreja celebra a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão em Roma”, conhecida também como a Catedral do Papa.

Em uma nota enviada ao Grupo ACI< a Arquidiocese de Tijuana informou que o ganhador do anteprojeto da nova Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Guadalupe é o arquiteto Luis Armando Curiel Ortega.

Do mesmo modo, indicou que “o projeto será apresentado como uma oferta a Nossa Senhora de Guadalupe no próximo dia 24 de janeiro, dia do aniversário de nossa Diocese de Tijuana”.

Durante a coletiva de imprensa, Dom Moreno Barrón explicou que a construção inclui o templo em um terreno de cerca de 2 hectares e o Centro Pastoral Nossa Senhora de Loreto, de 5 mil metros quadrados, para favorecer a formação humana e cristã e a atenção aos pobres, enfermos e migrantes.

“Como é importante que realizemos esta obra de igreja e sociedade em comunhão, em unidade. Essa será a nossa força, unir esforços a partir da nossa pequenez, da nossa fragilidade, da realidade de cada um de nós”, expressou.

“Aqui faço um chamado a todos os que formamos esta Arquidiocese de Tijuana e a toda a sociedade em geral para unir esforços nesta grande obra que quer ser uma contribuição, não só à edificação da igreja, mas também à construção de uma Tijuana, de uma Arquidiocese de Tijuana que verdadeiramente anuncie algo extraordinário a todos os que nos rodeiam: vida, Evangelho, unidade, progresso integral”, acrescentou.

Por sua parte, Dom Armando Colín Cruz, presidente da Dimensão Episcopal do Cuidado dos Bens Eclesiásticos e Arte Sacra da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), destacou que o júri foi formado por especialistas de arte, liturgia, história, espiritualidade e teologia do México e da Europa.

“Quero incentivá-los a amar este projeto, assumindo-o como de vocês. Este projeto é, sem dúvida, um projeto bonito, será a casa de todos”, expressou.

Dom Colín afirmou que a nova catedral ajudará “o povo santo de Deus a encontrar-se com Deus, especialmente neste lugar onde muitos migrantes pedem a intercessão da nossa mãe, Santa Maria de Guadalupe”.

“Acredito que como eco da sua presença estão as palavras que ela disse a Juan Diego: ‘nada te inquiete, que nada te perturbe. Não estou eu aqui, que sou tua Mãe?’”. “Essas palavras serão, sem dúvida, palavras de vida, de esperança e de amor para o nosso povo”, assegurou.

O arquiteto José María García-Fuentes, professor da Newcastle University (Reino Unido), destacou as grandes qualidades do desenho e, “em nome de todo o júri, gostaria de parabenizá-los e exortá-los a estar orgulhosos do ponto de vista arquitetônico de ter um grande anteprojeto para Tijuana, para o México, mas também a nível internacional”.

Confira também: