Em Jerusalém, a cidade na qual Jesus Cristo ingressou há mais de dois mil anos aclamado como o Messias,  os católicos celebraram no dia 25 de março o Domingo de Ramos com Missas e procissões nos lugares santos.

O administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzabala, presidiu às 8h (hora local) a Missa na Igreja do Santo Sepulcro.

A Custódia da Terra Santa informou que os fiéis realizaram uma procissão com os ramos que rodeou três vezes a Edícula, onde é conservado o túmulo onde foi depositado o corpo de Cristo. A Eucaristia foi concelebrada por dezenas de sacerdotes.

Procissão de ramos dentro da Igreja do Santo Sepulcro / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Celebração da Missa / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Dom Pizzabala explicou a Christian Media Center que nesta solenidade “acolhemos Jesus como Rei, como Messias. Devemos recebê-lo como Ele realmente é, o Messias que nos levará até a cruz, a cruz que é a salvação do mundo e por amor a todos”.

Comentou que a celebração da Semana Santa em Jerusalém “é sempre a mesma, mas é sempre nova e especial, com peregrinos vindos de todo o mundo”.

“O significado é reviver nos lugares onde aconteceram os fatos, os eventos que são a origem de nossa salvação, a morte e ressurreição de Cristo, para nos identificarmos também fisicamente, uma espécie de oitavo sacramento, no que tem sido a experiência de Jesus e também deve ser a nossa”, destacou.

Na tarde do domingo, portando ramos e entoando contas de louvores, milhares de pessoas caminharam pelo mesmo percurso que Jesus fez para ingressar em Jerusalém.

A procissão partiu da igreja de Betfagé, no Monte das Oliveiras, e terminou na igreja de Santa Ana, na Cidade Santa, onde, segundo a tradição, viveram os pais da Virgem Maria.

Franciscanos animando o percurso / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Percurso com os ramos em Jerusalém / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Ao terminar o percurso, segundo indicou a Custódia da Terra Santa, Dom Pizzabala afirmou que “não se pode ler a entrada de Jesus na Cidade Santa sem completá-la e iluminá-la com o relato da Páscoa. Então, também nós entramos na Páscoa com Jesus”.

O Prelado manifestou que, ao celebrar a Semana Santa em Jerusalém, “queremos dizer e proclamar com determinação que somos parte desta cidade, que está na origem de nossa fé e conservar nossa história cristã”.

A Custódia da Terra Santa informou que os cristãos de Belém e Ramala, cidades da Palestina, obtiveram uma permissão especial para participar das celebrações em Jerusalém.

As celebrações da Semana Santa em Jerusalém

Mais em

O Patriarcado Latina de Jerusalém informou que na Quinta-feira Santa, às 8h (hora local), será celebrada a Missa do Crisma na igreja do Santo Sepulcro. Às 15h30, farão uma peregrinação até o Cenáculo, onde Jesus celebrou a Última Ceia, partindo das igrejas de São Tiago e São Marcos. Às 21h, será realizada uma Hora Santa na Basílica da Agonia, no Getsêmani.

Na Sexta-feira Santa, 31 de março, às 8h, será celebrada a Paixão do Senhor na igreja do Santo Sepulcro, e às 11h30, os franciscanos presidirão a Via Sacra. Às 20h10, acontecerá uma procissão fúnebre na igreja do Santo Sepulcro.

No Sábado Santo, a Vigília Pascal acontecerá às 7h30 no túmulo de Jesus, dentro da igreja do Santo Sepulcro. À meia-noite, o Custódio da Terra Santa, Pe. Francesco Patton, presidirá uma Missa neste templo.

No dia seguinte, Domingo da Ressurreição, será celebrada uma Eucaristia na igreja do Santo Sepulcro, às 8h.

Cabe destacar que a igreja do Santo Sepulcro não é administrada apenas pelos católicos de rito latino, mas também pelos greco-ortodoxos e os cristãos armênios. Por isso, os católicos dispõem de horários fixos para suas celebrações litúrgicas.

Confira também: