O Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia iniciou nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma nova fase na qual começaram os círculos menores, ou grupos reunidos por idiomas nos quais são debatidos os temas expostos pelos padres sinodais durante os pronunciamentos dos dias anteriores.

Os círculos menores do Sínodo, que ocorre no Vaticano até 27 de outubro, se desenvolvem em italiano, português, espanhol, inglês e francês: 2 círculos em italiano, 4 círculos em português, 5 grupos em espanhol e um grupo em inglês e francês

Os relatores dos círculos em italiano são Pe. Dario Bossi e Dom Filippo Santoro. Os moderadores são Dom Flavio Giovenale e Cardeal Luis Fernando Ladaria.

Os relatores dos círculos em português são Dom Neri J. Tondello, Dom Evaristo P. Spengler, Dom Vilsom Basso e Dom Wilmar Santin. Os moderadores são Dom Jesús M. Cizaurre Berdonces, Dom Pedro Brito Guimarães, Dom José B. da Silva e Dom Alberto Taveira Corrêa.

Os relatores dos círculos em espanhol são Dom José L. Azuaje Ayala, Dom Francisco J. Múnera Correa, Pe. Roberto Jaramilllo, Pe. Alfredo Ferro Medina e Dom José J. Travieso Martín. Os moderadores são o Cardeal Carlos Aguiar Retes, Dom Edmundo P. Valenzuela Mellid, Dom Jonny E. Reyes Sequera, Dom Omar de Jesus Mejía Giraldo e o Cardeal Óscar A. Rodríguez Maradiaga.

Por último, o relator do círculo em inglês e francês é Dom Emmanuel Lafont e o moderador é o Cardeal Jean-Claude Holllerich.

Por outro lado, no briefing informativo diário organizado pela Sala de Imprensa do Vaticano, o Prefeito do Dicastério para Comunicação, Paolo Ruffini, explicou que nos círculos menores foram discutidos todos os grandes temas expostos durante as Congregações Gerais: “a questão ecológica, o grande risco para a Amazônia, o desenvolvimento predatório não sustentável, a violência contra a terra, a violência contra as populações, a necessidade de respeitar os direitos humanos ou o vínculo entre o homem e a criação”.

Também foi discutido sobre “a relação entre as culturas, o diálogo entre culturas, evangelização, a inculturação, a interculturalidade, o modo de ser Igreja na Amazônia, o modo como a Igreja vê a Amazônia, a necessidade de vocações, a necessidade de novos ministérios ordenados e não ordenados, o papel da mulher, a importância dos sacramentos para a comunidade, a formação da população e a formação do clero”.

Por sua parte, o secretário da Comissão para a Informação, Pe. Giacomo Costa, destacou que os círculos menores mantiveram o foco na região amazônica e entraram em profundidade no tema do debate.

Os temas que estiveram no centro dos debates dos círculos menores foram: o olhar para uma sinodalidade missionária, uma nova face da Igreja que sabe valorizar a contribuição de todos os leigos, a valorização da contribuição das mulheres, etc.

Explicou que os grupos acontecerão hoje e amanhã, as congregações gerais recomeçarão no sábado, antes de retornar com os círculos menores nos dias 16 e 17, quando serão apresentadas as relações dos círculos menores. A última semana será dedicada a receber e discutir o projeto do documento; na tarde do sábado, 26, o projeto será votado; no domingo, será o encerramento do Sínodo com a celebração da Santa Missa, na Basílica de São Pedro.

Confira também: