O Santuário de Fátima fez memória na quarta-feira, 19 de agosto, da quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, que aconteceu nos Valinhos, ocasião em que a Virgem reforçou o convite insistente à oração.

Como no dia 13 de agosto de 1917 Francisco, Jacinta e Lúcia tinham sido levados pelo Administrador do Concelho para Vila Nova de Ourém, para interrogatório, a Virgem Maria lhes apareceu no domingo seguinte, 19 de agosto, nos Valinhos, a cerca de 500 metros do lugar de Aljustrel.

Nesta aparição, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que continuassem indo à Cova da Iria nos dias 13 e que rezassem o terço todos os dias.

“Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”, disse a Virgem.

Ao recordar este acontecimento, foi celebrada a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, Santuário de Fátima, presidida pelo reitor, Pe. Carlos Cabecinhas.

O sacerdote assinalou que este acontecimento “lança um apelo muito concreto à oração”.

“É talvez a marca mais característica de Fátima, a mensagem de Fátima desafia-nos a rezar insistentemente, uma ação que não é inacessível e está ao nosso alcance”, disse o reitor, segundo o site do santuário mariano.

Pe. Cabecinhas ressaltou que o testemunho dos pastorinhos é de uma “forte experiência de encontro com Deus, através da oração e esta ação transformou as suas vidas”.

“É esta experiência que tantos peregrinos aqui fazem, de oração e diálogo com Deus”, assinalou.

Ainda se referindo aos peregrinos, o sacerdote os incitou a ver “de que modo as aparições testemunham a imensa bondade de Deus, deixando neste lugar uma mensagem de esperança e um apelo à oração constante e confiante”.

“A celebração deste dia fala de esperança, é um convite à esperança”, afirmou.

Nesse sentido, o reitor observou que, apesar das “dificuldades do momento presente, Nossa Senhora continua a alimentar a nossa esperança”.

Segundo ele, a conjuntura que o mundo atravessa, trouxe “tempos difíceis, alterou hábitos, criou insegurança, apreensão em relação ao futuro”. Diante de tudo isso, Maria em Fátima “vem dizer que continua a haver motivo para esperança, assegura que não estamos sós e que Deus não se esquece de nós e não nos abandona, e isto é importante”.

“A mensagem de Nossa Senhora neste lugar é de esperança, a esperança de quem sabe que não estamos só nas dificuldades”, reiterou.

Esta aparição de Nossa Senhora de Fátima também é recordada por meio de um monumento que se encontra entre a oitava e a nona estações da Via Sacra, no Caminho dos Pastorinhos.

Confira também: