O Arcebispo de Monterrey (México), Dom Rogelio Cabrera, ordenado sacerdote Gabirel Zul Mejia dentro de uma prisão na sexta-feira, 27 de julho.

A ordenação, celebrada ao meio-dia no Centro de Reabilitação Social (CERESO) de Apodaca, localizado no estado de Nuevo León, foi a primeira realizada dentro de uma prisão.

Ordenação de Pe. Gabirel Zul Mejía, presidida pelo Arcebispo de Monterrey, Dom Rogelio Cabrera. Foto: Arquidiocese de Monterrey.

Foi o próprio Pe. Zul Mejía que pediu para ser ordenado dentro de uma prisão. Conhecendo a dura história de vida do novo sacerdote, Dom Cabrera aceitou seu pedido.

Pe. Gabirel Zul Mejía cresceu em um bairro pobre de Monterrey, no norte do México, e desde pequeno se envolveu na violência das quadrilhas.

Esta violência o levou a permanecer alguns dias na prisão. Mas ali, no local menos esperado para ele, sentiu de perto a misericórdia de Deus.

“Foi onde eu tive o meu encontro com Deus”, disse há um mês o sacerdote recém-ordenado. “Os irmãos internos realizaram comigo o que eu conheço agora como obras de misericórdia”, assegurou.

Algum tempo depois, ele se aproximou da Igreja e sentiu o chamado da vocação. Depois de 10 anos de formação, finalmente chegou o dia da sua ordenação.

Ao presidir a Missa e a ordenação de Pe. Zul Mejía, Dom Cabrera destacou que, "de alguma maneira, este lugar é a Catedral de Monterrey que se transfere a este edifício, porque onde está a Igreja, está a Eucaristia, e onde está a Eucaristia, está o sacerdote".

O Prelado encorajou o novo sacerdote a lançar o olhar para longe com esperança, amar sem exclusões e celebrar a Eucaristia, “porque tudo o que você fizer deve se referir à Eucaristia".

Além disso, destacou que o seu amor deve ser “sem preconceito, sem condenações, não excludente, que olhe para as pessoa pelo valor que elas têm.

"Ânimo, Gabirel, Deus coloca nas tuas mãos tesouros inimagináveis", expressou.

Arcebispo de Monterrey, Dom Rogelio Cabrera, preside a Missa e a ordenação sacerdotal no Centro de Reabilitação Social (CERESO) de Apodaca. Foto: Arquidiocese de Monterrey.

Depois da celebração da Missa, Pe. Zul Mejía entregou bíblias e terços aos internos.

Dom Rogelio Cabrera anunciou em sua conta de Twitter que o novo sacerdote "dedicará grande parte do seu ministério à pastoral penitenciária" e encorajou os fiéis a "rezar por ele".

Confira também:

Mais em