No domingo passado, um ex-apresentador de jornal e agora sacerdote católico começou um trajeto em bicicleta de mais de 500 quilômetros, que durará 5 dias, para atrair homens e mulheres jovens para a Igreja.

Pe. Nick Adam teve que ser criativo quando foi nomeado diretor de vocações para a diocese de Jackson, Mississippi (Estados Unidos), em meio a uma pandemia global.

"Como chego às pessoas? Como faço para chegar ao povo?”, costumava se perguntar o Pe. Adam enquanto estava vigente a ordem de confinamento.

Como tinha tardes livres, começou a andar de bicicleta dentro do caminho florestal histórico Natchez Trace Parkway. Logo percebeu que a rota, que conecta toda a sua diocese, poderia ser a solução perfeita para encontrar vocações.

"Isso me permitiu conectar-me com uma grande variedade de pessoas (e) me permite ter presença no Facebook e Instagram", disse o Pe. Adam à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, que também está documentando a sua viagem nas redes sociais, permitindo assim que qualquer pessoa acompanhe o seu percurso.

Como ex-apresentador de esportes e notícias, Pe. Adam tem um dom para a comunicação.

“Os meios e a conexão criativa com as pessoas sempre fizeram parte do meu chamado. Eu preciso abraçar esses dons para a comunicação que Deus me deu", comentou.

O sacerdote admitiu que andar de bicicleta não é tão natural para ele.

"As pessoas me olhavam às vezes como se eu fosse louco, principalmente porque não estou na melhor forma da minha vida, mas tenho treinado", disse.

Ainda assim, Pe. Adam afirma que o desafio que significa este trajeto é parte integral de sua missão.

“Simplesmente concluir algo assim mostra às pessoas que elas podem lutar por algo ótimo. Essa é a ideia católica, esse é o projeto católico, de alcançar o reino de Deus", acrescentou.

Pe. Adam disse que o percurso também é um remédio importante para os conceitos errôneos que muitos jovens têm sobre o sacerdócio.

"Isso mostra às pessoas que os sacerdotes são pessoas normais que fazem coisas normais e são capazes de fazer exercício físico", disse.

Ao longo de seu trajeto, Pe. Adam está parando nas paróquias, se reunindo com seminaristas e celebrando Missas, que estão sendo transmitidas ao vivo em suas plataformas nas redes sociais. Com isso o sacerdote busca se conectar com os jovens, pessoalmente ou através de sua interface virtual.

Durante o percurso passa a noite nas casas paroquiais, porém entre Jackson e Natchez “não há um local eclesial para ficar”, então passará a noite em um acampamento. Jovens estudantes universitários e outros que discernem um chamado ao sacerdócio e à vida consagrada acamparão com ele.

Pe. Adam espera estabelecer os alicerces para uma "cultura vocacional" na diocese de Jackson entre esses jovens.

Embora seja a maior diocese do leste do Mississippi, a diocese de Jackson sempre foi composta por sacerdotes missionários. Havia tantos sacerdotes irlandeses na diocese que, quando pequeno, Pe. Adam pensava que ser irlandês era um requisito para o sacerdócio. A maioria dos sacerdotes missionários agora vem do México, América Latina e Índia.

“Temos muito poucos nativos do Mississippi que são sacerdotes para a nossa diocese. Meu sonho, e acredito que é o nosso chamado, é criar um presbitério que honre novamente àqueles que evangelizaram nossas comunidades, enchendo nossas paróquias com homens que cresceram no estado”, acrescentou.

Espera que esta viagem, à qual chama de “Tour de priest”, anime os jovens a participarem nos seminários e conventos para fazerem um discernimento vocacional.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Mais em

Confira também: