Padre José Manuel de Jesús Ferreira, pároco do Santuário Eucarístico "São João batista", de San Carlos (Venezuela), foi assassinado no dia 20 de outubro depois de celebrar a Missa, ao tentar evitar o assalto a um de seus paroquianos.

Pe. José Manuel de Jesús Ferreira / Crédito: ACN - María Lozano

O Bispo de San Carlos, Dom Polito Rodríguez, informou em 21 de outubro em um comunicado que o assassinato ocorreu do lado de fora da residência do sacerdote de 39 anos, “depois de oficiar a Eucaristia em privado com alguns fiéis, por razões da situação de Covid-19”. Também informou que os paroquianos foram testemunhas do trágico acontecimento.

“Quando estavam se despedindo, o assaltante segurou uma das pessoas, e o padre interveio para ajudá-la, recebendo um tiro no peito que perfurou seu coração”, informou a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) em um comunicado de 21 de outubro.

O Bispo de San Carlos disse que as autoridades competentes já estão realizando seu trabalho e que deixam "nas mãos de Cristo Juiz e Senhor este acontecimento".

“Irmãos, a fé nestes momentos nos sustenta, é verdade que a tristeza e a dor nos embargam, mas sobretudo confiemos no Senhor, porque dele viemos e para Ele nos dirigimos”, acrescentou.

A ACN, por sua vez, expressou “enorme tristeza e consternação” diante deste crime, especialmente porque Pe. Ferreira era um dos seus parceiros de projetos.

“Por ocasião das duas últimas viagens à Venezuela, ACN visitou Pe. José Manuel, a quem apoiou na reconstrução do teto do santuário. O jovem sacerdote deixou uma marca indelével como sacerdote entregue ao seu povo, profundamente missionário e com grande amor pela Eucaristia”, destacou.

A fundação ressaltou que, “até o fim de sua vida”, viram “nele um exemplo de amor à Eucaristia e de dedicação aos outros”. “No entanto, dói-nos que neste momento em que a Venezuela tanto necessita de seus sacerdotes, este jovem sacerdote de 39 anos tenha sido vítima da violência que há anos atinge o país”, acrescentou.

ACN assinalou que “se une em oração pelo descanso eterno do presbítero” e enviou as suas mais profundas condolências ao Bispo de San Carlos, aos pais e irmãos do sacerdote, bem como a todos os paroquianos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: