Já foram concluídas as obras de construção das novas duchas na Praça São Pedro, um projeto destinado aos pobres da cidade de Roma na Itália.

Foram instaladas três duchas e um pequeno local para os barbeiros que foi acrescentado durante os trabalhos de renovação dos banheiros que ficam no braço direito da Colunata de Bernini na Praça de São Pedro.

As obras, que começaram em novembro, foram projetadas, dirigidas e realizadas pelos técnicos e pelos funcionários da ala de construção do Governatorato da Cidade do Vaticano.

Cada pia tem água quente, local para sabonete e jato de ar quente para enxugar as mãos. Para revestir as paredes foi utilizada uma resina especial, facilmente lavável que garante a máxima higiene.

As duchas funcionarão diariamente, à exceção das quartas-feira da Audiência Geral ou quando são realizadas grandes celebrações na Praça São Pedro ou na Basílica. Nas segundas, quintas e sábados, o serviço estará aos cuidados dos voluntários da UNITALSI – setor Roma.
A barbearia estará disponível nas segundas-feiras, das 9 às 15 horas. O serviço será garantido por diversos barbeiros voluntários e por estudantes do último ano de uma escola de cabeleireiros de Roma.

Os peregrinos sem teto receberão, para a ducha, roupas íntimas limpas e um kit com toalha, sabonete, pasta de dente, barbeador, espuma de barbear e desodorante, de acordo com as diferentes necessidades. A maior parte do material será oferecido gratuitamente por diversas empresas e doadores particulares. O material que faltar será adquirido conforme a necessidade pela Esmolaria Apostólica com o dinheiro proveniente das Bênçãos Apostólicas.

A acolhida dos moradores de rua será feita por diversos voluntários, entre eles, as irmãs da Caridade, as irmãs Albertinas, que servem na Guarda a Suíça, as vicentinas e muitas outras pessoas de Roma.

A Esmolaria agradece a todas as paróquias que participaram do projeto e em particular a todos aqueles que contribuíram para a realização das duchas sob as Colunatas e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o projeto em favor dos pobres.

Em recentes declarações à Ansa, o Esmoleiro Pontifício, o Arcebispo polonês Konrad Krajewski disse que “nossa principal preocupação é dar dignidade às pessoas”.

Uma das razões pelas quais se decidiu fazer isso é pela dificuldade que os moradores de rua têm para assear-se, diante do medo que poderiam gerar em algumas pessoas: “precisam estar limpos, também para prevenir doenças. Este é um serviço ao qual os pobres não têm um fácil acesso”.