O Papa Francisco assinalou na manhã de ontem, na habitual homilia da Missa diária que celebra na Casa Santa Marta onde mora, que as Bem-aventuranças "são os novos mandamentos" e só podem ser compreendidas se se abre o coração à ação do Espírito Santo.

O que é a consolação para um cristão? O Papa Francisco começou sua homilia assinalando que

São Paulo, ao começo da segunda carta aos Coríntios, utiliza várias vezes a palavra consolação. O Apóstolo dos gentis, acrescentou, "dirige-se aos cristãos jovens na fé", pessoas que "começaram recentemente o caminho de Jesus".

E insiste nisto, embora "nem todos foram perseguidos". Eram pessoas normais "mas que tinham encontrado Jesus". Isto, disse, "é uma mudança de vida tal, que precisavam de uma força especial de Deus", e esta força é a consolação. A consolação, voltou a dizer, "é a presença de Deus no nosso coração". Mas, advertiu, para que o Senhor "esteja no nosso coração, devemos abrir a porta", requer a nossa "conversão".

"A salvação é isso: viver na consolação do Espírito Santo e não do espírito do mundo, que não é salvação, mas pecado. A salvação é seguir adiante e abrir o coração, para que venha essa consolação do Espírito Santo, que é a salvação. Mas não se pode negociar um pouco daqui e um pouco de lá? Fazer como uma salada de frutas? Um pouco do Espírito Santo, um pouco do espírito do mundo... Não! Uma coisa ou outra".

O Senhor, prosseguiu o Santo Padre, foi claro: "Não se pode servir a dois senhores: porque ou se serve ao Senhor, ou se serve ao espírito do mundo". Não se pode ‘misturar’. "Quando se abre o coração a Deus é possível entender a nova lei que Ele traz: as bem-aventuranças, das que fala o evangelho de hoje". Estas bem-aventuranças, acrescentou, "somente são entendidas se a gente tiver um coração aberto, entendem-se mediante a consolação do Espírito Santo", enquanto que "não se podem entender somente com a inteligência humana".

Francisco disse também que as Bem-aventuranças "são os novos mandamentos, mas se não temos o coração aberto ao Espírito Santo, parecerão bobagens. Pois ser pobre, doce, misericordioso parece não levar ao sucesso. E não entenderemos isso se não tivermos o coração aberto ao Espírito Santo. Esta é a lei para os que foram salvos e abriram seu coração à salvação. Esta é a lei dos livres, com aquela liberdade do Espírito Santo".

"Peçamos a graça de abrir o nosso coração à consolação do Espírito Santo, para que esta consolação, que é salvação, nos faça entender bem esses mandamentos. Assim seja!", encerrou o Papa.