Pela segunda vez, a Eslovênia doará a grande árvore de Natal que será erguida na Praça de São Pedro. A árvore de 28 metros de altura procede da região de Kočevje, na Eslovênia.

Junto com essa árvore, o povo esloveno doará outras 40 árvores menores para decorar os escritórios do Vaticano e a residência para os desabrigados do Palazzo Migliori.

Segundo declarações feitas à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, pelo embaixador da Eslovênia junto à Santa Sé, Jakob Štunf, a doação da árvore mostrará o compromisso que o governo esloveno está assumindo com a proteção ambiental de seu território, de grande valor ecológico e da gestão sustentável de suas florestas.

A árvore de Natal, defendeu o embaixador, pretende ser um símbolo de gratidão pela comemoração da visita de São João Paulo II à Eslovênia, há 24 anos, e pelo apoio da Santa Sé à independência do país há 30 anos.

“Este é o segundo ano que a Eslovênia doa a árvore de Natal ao Vaticano, ao Santo Padre. A primeira vez foi em 1996, ano em que o Papa João Paulo II visitou a Eslovênia. Foi como um sinal ou expressão de agradecimento por aquela visita”.

“Agora é a segunda vez após 24 anos. Para nós, é uma boa oportunidade para celebrar o 30º aniversário do Plebiscito Nacional pela independência da Eslovênia. Por isso, queremos que seja uma nova manifestação de gratidão e apreço pelo apoio que temos tido ao longo destes 30 anos da Santa Sé e, especificamente, pelo apoio pessoal do Santo Padre João Paulo II, que verdadeiramente apoiou o processo de independência da Eslovênia”.

O embaixador da Eslovênia explicou que a Eslovênia é um dos países mais verdes do mundo, 60% de sua superfície é coberta por florestas de grande diversidade em equilíbrio com as populações humanas.

Recordou que, tradicionalmente, o país que doa a árvore de Natal também doa outras árvores menores para decorar as diferentes dependências do Vaticano. Nesse sentido, frisou que, nesta ocasião, também irão decorar as árvores com motivos eslovenos.

“Essa decoração será feita com madeira e outros materiais naturais, porque é uma oportunidade de fazer uma abordagem ao manejo sustentável das florestas e uma atitude sustentável em relação à natureza”, disse.

Tanto a árvore de Natal do Vaticano como a manjedoura que será instalada aos seus pés podem ser visitadas de 11 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: