Carregando...
Artista premiado no Vaticano: "Minha verdadeira obra de arte é a família"

Roma, 29 Nov. 12 / 06:47 pm (ACI).- David López Ribes recebeu dias atrás o Prêmio na categoria pintura concedido pelas Academias Pontifícias e após aceitar o galardão afirmou que sua verdadeira obra prima é sua família.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI logo depois da entrega de prêmios no Vaticano, López Ribes, espanhol e pai de seis filhos, afirmou que entre suas obras de arte não destacaria uma obra prima.
"Mas se houvesse uma, sem dúvida, seria minha família", disse.

López Ribes é um artista multidisciplinar dedicado à pintura, escultura, vídeo e, além disso, colabora com o fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Arguello (fundador deste movimento), em uma proposta estética para a Igreja desenvolvida em espaços litúrgicos de todo o mundo.

O pintor explica que grande parte de seu trabalho é colocar seu talento "ao serviço da Igreja, ao serviço da fé, ao serviço da liturgia, mas também buscar um diálogo com o homem contemporâneo que não entra no templo, que não entra na Igreja, através da arte contemporânea, uma linguagem que conhecem e que pode aproximá-los de um conteúdo novo".

López Ribes diz que a meta do homem é encontrar a beleza, e ele a encontrou.
A beleza, afirma, "é Cristo, e queremos compartilhá-lo.
“Quando alguém olha para o homem contemporâneo, o que vemos é que está imerso em um processo de dessacralização, e de perda de sentido do mistério, de transcendência".

"O trabalho que eu faço está enfocado a devolver à imagem o mistério, a transcendência e o espírito através da pintura, da escultura e também, com uma linguagem contemporânea e radical, como é o vídeo artístico, que para mim tem muitas possibilidades espirituais".

Assim "o conteúdo de minha obra é minha família, e eu recorro a uma arte testemunhal", o que "significa que todas as minhas obras são minha família, aquilo que vivo ao redor, o poder compartilhar e dar a outros a beleza da vida cristã".

Depois de apresentar-se ao concurso, Ribes recorda que peregrinou até a Basílica de São Pedro para rezar perante a tumba do Beato João Paulo II, a quem se sente profundamente ligado. "Somente lhe pedi uma coisa, se isto for bom para a fé dos meus filhos que é o que realmente me importa, me ajude. Se não, não o quero", disse referindo-se ao prêmio que acaba de receber.

Meses depois, quando David já havia esquecido do concurso, recebeu uma chamada de Roma. O Papa tinha visto os finalistas, e tinha decidido dar a ele o prêmio.

"Era uma notícia extraordinária, e pensei, que memória de santos celebramos hoje? E, sabe de quem? Era o dia do Beato João Paulo II. Esse dia eu disse, está muito claro, eu tenho que ir com meus filhos, e aqui estou. Vim a Roma com as crianças", concluiu.

Durante a sessão, o Papa Bento XVI, explicou -através de uma carta lida pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone-, que a beleza da fé não pode ser jamais um obstáculo para a beleza artística, porque constitui "sua linfa vital e seu horizonte último".

Para conhecer a obra do artista, visite o site: http://www.davidlopezribes.com/  

Etiquetas: Arte Moderna, Beato João Paulo II

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jul
23

Católico em dia

23 de julho de 2014

  • Você sabia que: Os requisitos para pertencer ao Colégio Cardenalício foram estabelecidos no Concílio de Trento em sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

Santa Brígida »

Saito
Data
03/29/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: