O artista Marcel Offermann, conhecido como o "doutor das bonecas" por seu trabalho na restauração de bonecas, disse que ficou comovido com a notícia de que vândalos decapitaram a estátua de Nossa Senhora em uma igreja jesuíta em Straubing, Alemanha, no último dia 22 de outubro.

"Como conserto bonecas, figuras sagradas e estátuas em meu trabalho, decidi preservar a imagem da Virgem do destino de Mary Stuart e restaurá-la ao seu estado original", disse Offermann em entrevista à ACI Stampa, agência em italiano do Grupo ACI, em 27 de novembro.

“Telefonei imediatamente para Mons. Johannes Hofmann, pároco de St. James em Straubing, a quem pertence a estátua. Agora estamos em contato constante. Ele pareceu muito aliviado quando me ofereci para consertar a estátua".

Offermann, um católico da cidade alemã de Neuss, também trabalha como médico de emergências e cuidou de pacientes com COVID-19 durante a pandemia de coronavírus.

Embora um trabalho como esse não lhe dê muito tempo livre, disse que, para ele, oferecer-se para consertar a estátua era "uma questão de consciência".

“Durante mais de 20 anos, em minha ‘clínica de bonecas’, tenho restaurado e consertado figuras sagradas ou estátuas da natividade em toda a Arquidiocese de Colônia e outras. Para mim, é uma questão de consciência”, disse.

Offermann disse que planeja trabalhar na restauração da estátua decapitada durante a época do Natal para tê-la pronta para o ano novo.

“Primeiro, secaremos a estátua”, explicou. “A figura permanecerá uma semana na câmara de secagem para eliminar a umidade do material. Depois, retiraremos todo pó e trituraremos cada peça. Depois arrumaremos a cabeça usando suportes”.  

“Vamos preencher os interstícios com gesso. Lixaremos qualquer protuberância das aplicações e trabalharemos em toda a estrutura, inclusive no vestido de Maria. Finalmente, aplicaremos uma camada base e depois que secar, aplicaremos duas ou três camadas de cor. Por último, passaremos um fixador transparente”.

Os crimes de ódio contra cristãos e igrejas católicas estão aumentando mais uma vez na Europa. A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa divulgou dados na semana passada documentando mais de 500 crimes de ódio contra cristãos na Europa em 2019.

Na Alemanha, as igrejas católicas foram alvo de pichações anticristãs e ataques incendiários.

Em 26 de novembro, outra estátua de Nossa Senhora localizada na praça pública Giovannacci de Veneza foi decapitada e acabou com as mãos mutiladas, após ser alvo de um ataque de vandalismo perpetrado durante a noite.

A paróquia local está organizando um terço comunitário para ser rezado na estátua no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição.

“Os fiéis e todas as pessoas de boa vontade devem refletir e distanciar-se daqueles que, por superficialidade e ignorância, ou por escolha deliberada, ofendem os sentimentos mais queridos de quem vive e habita nossa cidade com eles”, disse o Patriarca Católico de Veneza, Dom Francesco Moraglia.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: