No próximo dia 12 de outubro, quando se celebra Nossa Senhora Aparecida, outras duas comemorações se somam a esta, o dia das crianças e o aniversário do Cristo Redentor; por isso, a Arquidiocese do Rio de Janeiro prepara uma festa envolvendo estes três eventos, unindo fé e cultura.

Neste dia, serão comemorados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul e também os 86 anos do Cristo Redentor, o principal ícone do Brasil para o turismo mundial.

“Este aniversário de 86 anos do Cristo Redentor é extremamente especial porque o Redentor tem a oportunidade de homenagear a sua mãe, que, tendo surgido das águas do Rio Paraíba do Sul, há 300 anos, é tão importante para o nosso Brasil, para a nossa fé, sendo sua padroeira”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

A comemoração promovida pela Arquidiocese acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro e contará com o lançamento de um samba-enredo mirim dedicado à Padroeira do Brasil, em parceria com a Associação das Escolas de Samba Mirins e a SOS Villa Lobos.

No dia 11 de outubro, às 18h, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, fará a abertura do evento na Capela Nossa Senhora Aparecida, no alto do Corcovado, quando irá seguir em procissão por todo o Santuário Cristo Redentor, ao som de músicas ministradas pela Orquestra Maré do Amanhã, a qual  se apresentou recentemente para o Papa Francisco, no Vaticano.

Em seguida, crianças representantes das escolas mirins farão o lançamento do samba-enredo “Aparecida de Nossa Senhora”, dedicado à Padroeira. A partir das 19h, o monumento ao Cristo Redentor receberá as cores da bandeira nacional, verde e amarela, para lembrar que no seu 86º aniversário, a grande homenageada é Nossa Senhora Aparecida, pelo seu tricentenário.

No dia 12 de outubro, às 8h, o Cardeal Orani Tempesta iniciará as atividades abençoando o Monumento, seus turistas, peregrinos, e todo o Rio de Janeiro, no alto do Corcovado.

A Banda SARCA (Sociedade Amigos da Rua da Carioca) fará a animação do aniversário do Cristo Redentor, tocando as tradicionais marchinhas do carnaval carioca e o “Parabéns” para o aniversariante, na hora do corte do bolo de 3 metros. Haverá bênçãos plurilíngues a cada hora e Missas ao longo do dia.

A partir das 9h30, a comemoração acontece também na orla do Leme. O Cardeal Tempesta vai abençoar 17 imagens de Nossa Senhora Aparecida — com as quais irá presentear cada uma das escolas de samba-mirins, que vão desfilar.

Haverá a exibição da peça Heitor Villa Lobos “Trenzinho Caipira” e a apresentação para o grande público do “Samba da Padroeira”, lançado na véspera, no alto do Corcovado.

Às 10h, na Avenida Atlântica, esquina com a Avenida Princesa Isabel, terá início o desfile das agremiações infantis, que será encerrado com a Coroação de Nossa Senhora.

O desfile contará com cerca de 800 componentes das 16 agremiações afiliadas à Associação das Escolas Mirins do Rio de Janeiro (AESM-RIO), mais a Coração Unidos do Ciep.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, unir em um mesmo evento as crianças, o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e os 86 anos do Cristo Redentor ao samba, que é uma importante expressão cultural povo brasileiro, é uma forma de apresentar às novas gerações que é possível e preciso conjugar fé e cultura.:

“Esse evento ajuda a fazer brotar no coração das nossas crianças, que são a esperança para um Brasil melhor, que é necessário reforçar o sentimento de ética e brasilidade entre nós. Para elas, vamos deixar um bonito exemplo de como trabalhar fé e cultura, porque a fé que não promove a cultura é intolerante”, afirma Pe. Omar Raposo.

Confira também: