O Santuário de São Pantaleão no Bairro de Mataderos, localizado nesta capital, celebrará de 27 a 29 de julho a festa pelo aniversário do martírio do santo dos doentes, onde além disso agradecerão a saúde concedida neste ano.

Com o lema: "Obrigado São Pantaleão pelo dom da saúde. Segue cuidando de nós!", os habitantes do chamado Bairro do Gaúcho Argentino começarão as celebrações na sexta-feira, 27 de julho, às 00:00 horas com uma serenata em sua honra.

Na sábado, dia 28, se celebrarão Missas onde se abençoará aos peregrinos e as imagens religiosas durante toda a manhã até meio-dia e em seguida pela tarde até 8:30 p.m.

Finalmente no domingo se realizará uma festa gratuita a 1:00 p.m., em seguida às 3:00 p.m. a imagem de São Pantaleão percorrerá as ruas do bairro na tradicional procissão e às 5:00 p.m. terminarão as celebrações com uma Eucaristia.

O Santuário de São Pantaleão na Argentina é o primeiro dedicado a este mártir. Em 1942 foi entronizada uma imagem sua trazida de Borgo-Itália na Paróquia de São Roque (outra igreja da zona). Em seguida o Arcebispado de Buenos Aires destinou os terrenos que tinha cedido a Municipalidade para a construção do santuário. Atualmente existem dois santuários contíguos: o novo se eleva diante do velho.

São Pantaleão viveu no antigo Império Romano, estudou medicina e quando se trabalhava como médico pessoal do imperador, converteu-se ao cristianismo. Acusado ante o soberano por ter sido batizado, foi aprisionado e torturado. Ao negar-se a renunciar a sua fé foi decapitado quando quase não tinha 23 anos, no ano 303. Seu sangue foi conservado por séculos na Itália onde, a cada 27 de julho, torna-se líquido.