O arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Sua Beatitude Christodoulos, visitará oficialmente pela primeira vez o Papa Bento XVI e a Igreja de Roma de 13 a 16 de dezembro, informou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

"O arcebispo esteve já em Roma durante o funeral de João Paulo II –diz o comunicado da Sala Stampa– mas é a primeira vez que o primaz da Igreja Ortodoxa da Grécia visita oficialmente o Papa e à Igreja de Roma".

Bento XVI receberá o arcebispo Christodoulos e seu séquito em 14 de dezembro e durante uma cerimônia na Basílica de São Paulo Extramuros, e lhe entregará uma parte da corrente da prisão de São Paulo, que se conserva ali.

Do mesmo modo, a Universidade Lateranense conferirá ao arcebispo um doutorado "honoris causa" e, ao longo de sua estada em Roma, Sua Beatitude visitará alguns lugares sacros da cidade, como as basílicas e as catacumbas.

No dia 3 de novembro passado, o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da Grécia manifestou sua "alegria por esta visita, que contribuirá com frutos positivos".

Em sua peregrinação seguindo os passos de São Paulo em 2001, João Paulo II visitou o Areópago de Atenas, onde assinou uma declaração conjunta com o arcebispo Christodoulos e foi recebido pelo Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da Grécia.

Nos anos sucessivos, realizou-se um intercâmbio de visitas entre delegações do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da Grécia a Roma e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos a Atenas, às que seguiram contatos "fraternos e intensos" entre a Igreja Católica de Roma e a Igreja Ortodoxa da Grécia.