O Arcebispo de Cusco (Peru), Dom Richard Alarcón Urrutia, presidiu um matrimônio em uma prisão local, depois de receber uma carta da noiva solicitando o sacramento.

No dia 12 de agosto, Dom Alarcón presidiu o matrimônio de uma mulher que está presa no Estabelecimento Penitenciário de Mulheres – Cusco, e que se uniu diante de Deus com seu esposo, na companhia de seus familiares.

O Arcebispado indicou que os parentes dos noivos puderam estar presentes graças a uma permissão especial das autoridades do centro penitenciário.

Em sua homilia, o Arcebispo assinalou que "os noivos nos dão testemunho de que o amor de Deus não tem barreiras, que quando nos aproximamos dele, não há porta fechada, não há grades".

"Para Deus, todas as portas estão abertas e, quando alguém confia nele, tudo é superado e um novo caminho se abre para nós", disse o Prelado peruano.

Dom Richard Alarcón com os novos esposos na penitenciária de mulheres. Crédito: Arquidiocese de Cusco

A Arquidiocese de Cusco explicou que esta foi a primeira vez, nos 17 anos de vida sacerdotal, que Dom Alarcón presidiu um matrimônio em uma prisão.

O Prelado celebrou o sacramento a pedido da noiva, que lhe escreveu uma carta na qual também pediu para ele ser o padrinho dos noivos.

Além de presidir o matrimônio, o Arcebispo de Cusco também visitou um bebê que nasceu prematuro para abençoá-lo.

A visita de Dom Alarcón ao presídio feminino em Cusco responde à constante preocupação que o Papa Francisco expressou ao longo de seu pontificado pela pastoral penitenciária.

Nos últimos anos, o Santo Padre visitou várias prisões na Bolívia, México, Estados Unidos, Itália, Chile e Panamá.

Confira também: