Em uma entrevista concedida à agência EFE, o Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, mostrou-se partidário da convivência social em relação à imigração e pediu aos espanhóis que valorizem e ofereçam a riqueza de sua própria identidade cultural e religiosa.

Dom Martínez Sistach sustentou que a Espanha tem que valorizar sua identidade, “que vem de muito longe e está cheia de conteúdos cristãos”. “Só assim poderemos manter nossa tradição de país de marca, de passagem, que oferece a riqueza de sua identidade e sabe receber dos que vêm, mas mantendo sempre a própria idiossincrasia”, afirmou.

Como em ocasiões anteriores, o Arcebispo reiterou ser partidário de uma política de convivência e coesão social em relação à imigração, que reconheça os deveres e direitos dos recém chegados e que, por sua vez, estes “respeitem a identidade cultural, social e religiosa do país que os acolhe”.

Dom Martínez Sistach, que tornou-se sucessor em 18 de julho do Cardeal Ricard Maria Carles como Arcebispo de Barcelona, declarou que a imigração pertence à “mobilidade desta época” e esta irá crescendo “no Ocidente europeu”.

Por outro lado, o Prelado revelou que a recente divisão em três da arquidiocese catalã teve “muito boa receptividade” por parte da comunidade católica de Barcelona, “o que é muito positivo para poder servir devidamente à Igreja”.

O Arcebispo também assinalou a importância da colaboração entre a Igreja e a sociedade civil. Segundo Dom Martínez Sistach, “a Igreja deve manter um diálogo constante com as autoridades e anunciar os princípios morais referentes à dignidade e as atividades humanas”.