O Arcebispo do Toledo, Dom. Antonio Cañizares Llovera, insistiu a todas as forças sociais e políticas do país a chegar a "um grande acordo em educação" e acrescentou que "a unidade da Espanha sempre será uma questão moral não negociável".

Em uma entrevista concedida ao jornal El Mundo, o também Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola se referiu às últimas reuniões que manteve com a Vice-presidenta do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, e reconheceu que "embora alcançaram acordos, uma das diferenças mais importantes foi referida ao estatuto acadêmico do ensino religioso na escola".

Dom Cañizares insistiu em que a disciplina de religião "deve ser dada em condições equiparáveis ao resto de matérias fundamentais, como se vem dando em outros países europeus, com exceção da França".

A respeito se as contribuições do Estado terão que diminuir e finalmente a Igreja deverá auto-financiar-se, o Arcebispo de Toledo recordou que "a contribuição do Estado constitui uma parte muito pequena de nosso orçamento anual" e acrescentou que "em todo caso, a Igreja nunca se deixará sujeitar a outras instâncias por causa de sua economia".

Perguntado pelo Estatuto da Cataluña, o Prelado afirmou que este "apresenta problemas para a solidariedade, que é algo básico para o bem comum" e considerou que "não são plausíveis alguns artigos referentes a direitos humanos que permitem a eutanásia ou a experimentação com embriões".