O Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, presidiu ontem a Missa de Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Na missa, o Arcebispo ressaltou que a conversão, à qual nos chama este tempo, deve levar o cristão a procurar meios para que o próximo deixe de sofrer.

Dom Cuquejo presidiu a celebração eucarística na Catedral Metropolitana, da qual participaram milhares de fiéis. Em sua homilia, convidou os fiéis a desprezar o egoísmo que se manifesta de muitas maneiras em nossa sociedade. Convidou os católicos a ser sensíveis com os demais e esclareceu que uma conversão deve se manifestar dando oportunidade ao semelhante.

"Se eu trabalho –explicou o Prelado paraguaio– devo me perguntar o que devo fazer para que os outros tenham ocupação", ao mesmo tempo que esclareceu que o amor cristão deve ser uma força construtiva para outros. A mesma exortação fez aos empresários e especialmente às autoridades, que devem criar as condições para que surjam mais empregos.

Mas adiante, dirigiu-se às autoridades judiciais, a quem lembrou que "se eu trabalhar nos âmbitos judiciais, minha conversão deve ser o procurar que a justiça seja expressão de amor aos injustiçados", acrescentando que deve ser o passo para erradicar totalmente a impunidade, que escraviza tanta gente; já que havendo uma justiça real estas pessoas possam inserir-se em uma sociedade mais participativa e solidária.

Finalmente, convidou os fiéis a viver coerentemente a fé, sem divorciá-la do ambiente social, nem fechar-se a rezar esquecendo-se de outros.