Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o Arcebispo de Glasgow (Escócia), Dom Philip Tartaglia, faleceu repentinamente em sua casa, aos 70 anos, poucos dias após testar positivo para COVID-19 e se isolar em casa.

“É com grande pesar que anunciamos a morte de nosso Arcebispo”, assinalou a Arquidiocese de Glasgow, em um comunicado publicado em 13 de janeiro.

Segundo informações oficiais, Dom Tartaglia, líder da maior comunidade católica da Escócia desde 2012, testou positivo para COVID-19 logo após o Natal e, por enquanto, "a causa da morte ainda não está clara".

Em seu comunicado, a Arquidiocese indica que “corresponderá ao Papa Francisco nomear um novo arcebispo para suceder ao Arcebispo Tartaglia, mas até então a Arquidiocese será supervisionada por um administrador”.

“Rezem pelo descanso da alma do Arcebispo Philip, por sua família, amigos e pessoas da Arquidiocese”, pediu a igreja local.

Dom Philip Tartaglia nasceu em Glasgow, em 11 de janeiro de 1951. Concluiu seus estudos eclesiásticos no Pontifício Colégio Escocês e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1975. Em seguida, voltou a Roma para estudar o Doutorado em Sagrada Teologia.

Ao completar seu doutorado em 1980, foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Cardonald, ao mesmo tempo em que se tornou professor convidado no St. Peter's College, Newlands, Glasgow.

Um ano depois, foi nomeado professor no St. Peter's College, em Newlands, e tornou-se diretor de estudos em 1983. Em 1985, quando foi inaugurado o Chesters College, em Bearsden, foi nomeado vice-reitor. Em 1987 foi nomeado reitor.

Serviu como reitor até 1993 e, em seguida, foi pároco em St. Mary's, Duntocher. Em 2004, a Conferência Episcopal o nomeou reitor do Pontifício Colégio Escocês de Roma.

Em 13 de setembro de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo de Paisley.

Em 24 de julho de 2012, Dom Tartaglia foi nomeado Arcebispo de Glasgow e foi instalado na Catedral de Santo André, em Glasgow, no sábado, 8 de setembro de 2012, festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Faleceu em 13 de janeiro de 2021, festa de St Mungus, o santo padroeiro de Glasgow.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: