O Arcebispo de Piura (Peru), Dom José Antonio Eguren, afirmou que, nos olhos da Virgem de Guadalupe há uma mensagem a favor da família que foi descoberta “não faz muitos anos”.

O Prelado fez esta afirmação ao anunciar o Congresso Internacional "A Família, a vida e o acontecimento de Guadalupe", que será realizado na cidade de Piura, no norte do Peru, de 13 a 15 de agosto de 2019.

Os principais palestrantes do congresso são Mons. Enrique Glennie Graue, Vigário Geral da Arquidiocese do México e ex-reitor da Basílica de Guadalupe, que falará sobre “A beleza do Matrimônio e da Família no Evangelho segundo São João”; Pe. José Guillermo Gutiérrez Fernández, que foi responsável pelo Departamento de Doutrina do Dicastério para a Família, a Vida e os Leigos e fará a palestra sobre “A sacralidade da Vida e da Ideologia de Gênero”; e Mons. Eduardo Chávez Sánchez, cofundador do Instituto de Estudos de Guadalupe, que falará sobre “A Família e a Vida no acontecimento de Guadalupe”.

"Por que falar de família e de vida à luz do acontecimento de Guadalupe? Consideramos neste congresso o acontecimento de Guadalupe porque na tilma há uma mensagem a favor da família e da vida”, disse o Prelado em 11 de julho em diálogo com o Grupo ACI.

"Em um dos olhos da Virgem descobriu-se, não faz muitos anos, que há uma família. Com isso, Nossa Senhora está nos dizendo que a família é uma instituição que temos que defender, proteger e promover", explicou o Arcebispo.

De fato, o doutor José Aste Tönsmann, que desde 1979 estuda os olhos da Virgem de Guadalupe e já concedeu diversas conferências na Europa e América, analisou a presença de 13 personagens, dos quais 7 representam um grupo familiar indígena. 

Nesta família, vê-se uma mãe com um filho pequeno nas costas, o pai, mais dois filhos, o avô e a avó. Essa cena, "ao estar no centro do olhar da Virgem, é a mais importante. O curioso é que, ao focar os personagens da família, como se fossem observados do outro olho, todos giram, menos a mãe”, disse Tönsmann.

O pesquisador destacou que nesta família "a mãe é o centro, é o eixo da família, já que todas as pessoas precisam de uma mãe que lhes ofereça proteção e carinho". O pai, por sua vez, "dá apoio à mãe e unidade à família: quando o pai se aproxima da mãe, os filhos se juntam".

Para o cientista peruano, "a nova mensagem relativa à família que aparece na íris dos olhos da Virgem ficou escondida por 500 anos e aparece justo agora quando é necessário revalorizar o papel da família e reconhecer seu impacto no desenvolvimento daqueles que a formam na sociedade”, assinala o site da Universidade de Piura (UDEP).

Sobre a mensagem a favor da vida, Dom Eguren disse ao Grupo ACI que, "no manto de Nossa Senhora de Guadalupe, entre todas as flores que o enfeitam, há uma de quatro pétalas que está em seu ventre e simboliza a divindade".

"Sabemos muito bem que a Guadalupana é uma Virgem que está grávida, que está esperando ninguém menos que o Filho de Deus. Portanto, o manto de Guadalupe também tem uma mensagem pró-vida", acrescentou.

Nossa Senhora de Guadalupe é também "a Imperatriz da América. Sob sua guia é que chegou a nós todo o processo evangelizador de nosso continente”.

O Arcebispo explicou que a ideia do congresso surgiu da preocupação constante de São João Paulo II pela família; preocupação que também compartilham Bento XVI e o Papa Francisco, que insiste "na necessidade de fortalecer justamente a pastoral familiar".

O evento será realizado no Coliseu do Colégio Dom Bosco e espera receber cerca de cinco mil pessoas. Destina-se a "sacerdotes, consagrados, consagradas, professores, especialmente de educação católica, catequistas, responsáveis de movimentos eclesiais e grupos paroquiais, irmandades, estudantes e todos aqueles que queiram participar”.

A família está abandonada pelo governo

O Arcebispo de Piura também explicou ao Grupo ACI que "outra das considerações que nos levou a organizar esta conferência é que o futuro de um país passa pela família. Então, devemos dialogar sobre seu futuro no Peru, tendo como base a sua verdade natural e sobrenatural, sobretudo, a dois anos do bicentenário da Independência, conquistada em 1821”.

"Constatamos, com certa dor, que a família, seja por ação ou inação, está abandonada ou maltratada pelo governo, que não compreende seu papel fundamental”, lamentou.

O Peru, continuou o Prelado, "está entre os países latino-americanos que teve a maior queda em sua taxa de fertilidade. O Peru está envelhecendo e, se não fizermos alguma coisa, em 2050 haverá mais idosos do que crianças ".

"Por outro lado, a desestruturação da família avança, os índices de casamento caem dramaticamente, com a opção por ter uniões livres sem estabilidade, ou nenhum compromisso, também vemos que aumentou a violência física contra a mulher e as crianças por parte de famílias bem constituídas”, indicou.

"Além disso, o Peru é um dos países do continente que menos investe em políticas públicas familiares", afirmou.

Mais em

Dom Eguren também disse que esta conferência é importante para "conscientizar sobre a importância da família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher como uma instituição natural que é decisiva no presente no futuro do nosso país".

"Acreditamos que a família e a vida são boas notícias que temos que espalhar e ainda mais se fizermos isso à luz do acontecimento de Guadalupe", concluiu.

Confira também: