O Arcebispo da capital chilena, Santiago, Dom Ricardo Ezzati, assinalou que uma boa educação é fundamental para a nova evangelização, “porque o Evangelho se faz presente na realidade humana” e a educação universitária está chamada a fazer presente a luz que é Jesus e convidar os demais a segui-lo.

O Prelado deu estas palavras durante o 4º Encontro de Reflexão, proposto pela Pastoral Universitária da Vicaria para a Educação sob o lema “Testemunhas da Fé, Protagonistas na Educação Superior”.

O evento, realizado em 11 de agosto no salão Fresno da Universidade Católica, contou com um painel de três acadêmicos, dois estudantes e uma funcionária que expuseram como se pode ser cristão na universidade. O encontro culminou com uma Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar do Santiago, Dom Cristián Contreras.

Conforme informou a Arquidiocese de Santiago, entre os testemunho esteve o de Joseph Ramos, acadêmico da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, que indicou que “o apostolado tem que ser tanto no âmbito privado como no ambiente de trabalho, com uma mostra conseqüente da fé em Jesus, que implica evangelizar enfatizando a praxe. Mas não de uma fé que se vive sem a razão ou se mostra de maneira infantil, mas requer desdobrar plenamente o intelecto para fazer crescer a fé”.

Por sua parte, Matías Gallegos, estudante de Engenharia e Pedagogia em Religião da Universidade Católica, disse que não só se deve aprofundar no acadêmico e teológico, mas também “crescer na vida eucarística, no sacramental, no encontro pessoal e com o outro, é a chave da vida cristã”.

“O grande desafio como cristão e estudante é me envolver de igual a igual com meus companheiros que não acreditam, com argumentos sólidos e procurando em conjunto o que for o melhor para nossa comunidade”, acrescentou por sua parte Silvana Neira, estudante da Fonoaudiología da Universidade do Chile, membro da Pastoral Universitária e dirigente estudantil.

Finalmente, Dom Contreras agradeceu a organização do evento e os testemunhos que destacaram “a centralidade da vida cristã, na qual o anúncio se dá pelo transbordamento da alegria produzida pelo fato de encontrar-nos pessoalmente e comunitariamente com Jesus. Há muitos que desejam encontrar-se com Ele, que vivem inequidades e pobreza e Cristo deve dar respostas a uma comunidade que O espera”.