A CNBB informou hoje através do seu portal oficial a nomeação do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Krieger, como membro do Conselho de Administração da Fundação Autônoma Populorum Progressio, presidida pelo Cardeal Robert Sarah.

O anúncio da nomeação foi feito pela Nunciatura Apostólica no início deste mês de maio em carta assinada pelo novo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, e dirigida ao presidente da CNBB, o Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

O portal da CNBB recordou hoje que a Fundação Populorum Progressio foi Instituída por João Paulo II, em 1992 e nasceu de um Fundo criado por Paulo VI no segundo aniversário da encíclica que leva o mesmo nome da entidade, em 26 de março de 1969.

O objetivo da inciativa era ajudar camponeses pobres e promover a justiça social e a paz na América Latina, seguindo as orientações do episcopado do continente. A Fundação dispõe a colaborar com todos que, conhecendo o sofrimento dos povos latino-americanos, querem contribuir para o seu desenvolvimento integral, fazendo com que a Doutrina Social da Igreja encontre justa e oportuna aplicação.

Segundo o documento de instituição, assinado no Vaticano em 13 de fevereiro de 1992, a Fundação Autônoma Populorum Progressio é pessoa jurídica canônica pública e pessoa jurídica civil, com sede no estado da Cidade do Vaticano. João Paulo II deixou registrado que a Fundação fosse “sinal e testemunho do desejo cristão de fraternidade e de autêntica solidariedade”.