O Arcebispo de Granada, Dom Francisco Javier Martínez, expressou hoje seu profundo rechaço a qualquer tipo de mau trato às mulheres, em um comunicado que responde a diversas críticas atrás de sua homilia do passado 20 de dezembro logo depois da aprovação no Congresso dos Deputados da reforma da Lei do Aborto.

Naquela oportunidade, indica a nota do Arcebispado de Granada, Dom Martínez "expunha a indignidade que supõe que uma sociedade não proteja aos mais débeis e desfavorecidos, aos que não têm nenhum meio para defender-se: os não nascidos".

"Infelizmente –prossegue o texto– algumas das palavras que pronunciou o Arcebispo foram mal interpretadas, e por isso Dom Francisco Javier Martínez deseja mostrar seu mais profundo rechaço e total oposição a qualquer tipo de maus entendimentos e de violência física, verbal ou psicológica, contra as mulheres e contra qualquer ser humano".

Do mesmo modo, o Prelado deseja esclarecer que "nada é mais distante de sua intenção que dar ocasião a que os fiéis e as pessoas de boa vontade possam se sentir ofendidas, e reitera o abraço da Santa Mãe Igreja a todas aquelas mulheres que sofrem vexames e abusos, do tipo que sejam".

Precisamente, conclui o comunicado, "uma das recriminações que a homilia faz à mencionada Lei é que, na mesma medida em que facilita a ‘eliminação’ da criança engendrada e não nascida, nessa mesma medida facilita a irresponsabilidade de homem e mulher em suas relações, e os abusos à mulher".