O Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, se pronunciou no sábado, 5 de dezembro, sobre “acusações de imoralidade” contra ele e afirmou estar “à disposição e aberto ao diálogo e ao entendimento”, confiante no esclarecimento da verdade.

“Nesta dolorosa experiência de calvário, mas com a consciência tranquila, enfrentarei as calúnias, difamações e injúrias contra mim, na esperança de que ao final reluza a verdade”, expressou o Prelado.

A informação sobre as acusações foram transmitidas pelo próprio Arcebispo de Belém, o qual afirmou que, “como Pastor desta Igreja, estou no dever de me dirigir a cada um de vocês para comunicar e esclarecer fatos que estou vivenciando nesses últimos dias”.

“Penso não ter o direito de me omitir perante o povo de Deus, nem de ninguém, sobre as acusações de imoralidade assacadas contra o Arcebispo de Belém”, expressou, sem detalhar quais seriam as acusações, uma vez que está sob sigilo de Justiça.

Entretanto, segundo a imprensa local, Dom Alberto Taveira teria sido acusado de assédio sexual contra menores. O caso teria sido denunciado ao Ministério Público pelas vítimas e se transformado em inquérito aberto pela Polícia Civil.

Em seu pronunciamento, Dom Alberto Taveira declarou ter recebido “com tristeza” a informação de que foram abertos “procedimentos investigativos com graves acusações” contra ele, sem que tivesse sido “previamente questionado, ouvido ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esses pretensos fatos postos nas acusações”.

“Sempre me coloquei à disposição e aberto ao diálogo e ao entendimento sobre todo e qualquer assunto, e em todas as circunstâncias. Mais perplexo ainda fico ao tomar conhecimento das origens de tais acusações, bem como os motivos apresentados”, disse o Prelado.

O Arcebispo lamentou que “os pretensos acusados tenham optado pela via escandalosa” para promover as acusações, “visando causar danos irreparáveis à minha pessoa e provocar abalo na Santa Igreja”.

“Confio na Justiça Brasileira para o esclarecimento dessas falsas imputações, que atacam não só a minha honra, mas prejudicam também aqueles que sempre lutaram fiel e ativamente pela fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo. Reforço estar totalmente disponível às autoridades, tanto as eclesiásticas como as civis, para que a realidade seja restabelecida integralmente”, assinalou.

Por fim, Dom Taveira ressaltou que, “com angústia” em seu coração, manifesta sua “preocupação com o Povo de Deus”, confiado ao seu pastoreio, de modo especial o clero, “além das pessoas que também sofrem com tais situações”.

Segundo o Arcebispo, “tudo está sendo acompanhado adequadamente pela Santa Sé”.

“Que Nossa Senhora de Nazaré nos conduza para o encontro com a verdade e nos ajude a permanecer firmes na missão de ser instrumentos de paz e de unidade”, concluiu.

Confira também: