O Papa Francisco nomeou hoje ao Dom José Luis Mollaghan, de 68 anos de idade, até agora Arcebispo de Rosário (Argentina), como membro da Congregação para a Doutrina da Fé, na comissão que está em fase de criação para o exame das apelações de eclesiásticos acusados ou condenados por abusos sexuais.

A nomeação do Dom Mollaghan no mais importante dos dicastérios da Cúria do Vaticano se localiza no marco das mudanças que o Papa Francisco se propôs a realizar.

A solidez do Arcebispo no campo do Direito Canônico era conhecida e muito apreciada durante os sete anos que trabalhou na cúria do Arcebispado de Buenos Aires, quando era Bispo Auxiliar da capital argentina, junto ao então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco.

A importante e delicada tarefa a que é convocado a exercer agora ao serviço da Igreja universal, em parte já a está exercendo com alguns casos cujo estudo lhe foi crédulo recentemente.

Do mesmo modo, a eficiência do Arcebispo Mollaghan foi valorizada pelos bispos argentinos em diversas ocasiões que o levaram a cumprir cargos de responsabilidade: foi Secretário Geral da Conferência Episcopal Argentina (CEA) durante dois períodos; Secretário da comissão episcopal para a Universidade Católica Argentina Santa Maria de los Buenos Aires (UCA); membro da comissão episcopal para o Ordenamento territorial; presidente do Conselho Jurídico da CEA; e delegado ante o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Dom Molloghan nasceu em Buenos Aires no dia 2 de maio de 1946; foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1971 em Roma. Foi designado Bispo Auxiliar de Buenos Aires no dia 22 de julho de 1993 por São João Paulo II; recebendo a ordenação episcopal no dia 2 de outubro de 1993.

Foi designado Bispo de São Miguel no dia 17 de maio de 2000 e em dezembro de 2005 o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Rosário.

É licenciado em Teologia e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Até a nomeação do sucessor na sede de Rosário, Dom Mollaghan permanecerá como Administrador Apostólico “sede vacante” com as faculdades de Bispo diocesano.