Após duas semanas do término do 7º Encontro Mundial das Famílias realizado em Milão e que contou com a presença do Papa Bento XVI, o Arcebispo de Medellín (Colômbia), Dom Ricardo Tobón Restrepo, alentou a mostrar a beleza e a transcendência do matrimônio.

"Hoje quando o matrimônio enfrenta tantos desafios, do egoísmo pessoal até certas agendas políticas que querem apagar seu conceito natural, é necessário que trabalhemos mais por mostrar a beleza e a transcendência da vocação matrimonial", assinalou o Prelado.

Do mesmo modo, convidou aos casais e aos fiéis em geral a refletir sobre as mensagens e conclusões realizadas no encontro das famílias em Milão e ressaltou que esse acontecimento "deve ter profundas ressonâncias" para as famílias.

Nesse sentido, destacou a urgência de formar aos noivos para que assumam com verdadeiro compromisso o sacramento matrimonial, além de difundir os ensinamentos da Igreja sobre a família como âmbito natural do amor e da vida, por defender seus direitos e conseguir que sejam protegidas pela sociedade.

Além disso, manifestou que a família é o âmbito onde se desprendem as virtudes sociais, como o respeito às pessoas, a gratidão, a confiança, a responsabilidade, a solidariedade, a cooperação, entre outras.

Finalmente, o Arcebispo destacou que o amor no matrimônio é fecundo porque os esposos desejam e realizam o bem um para o outro, "experimentando a alegria de dar e de receber". "Cuidar a causa da família é cuidar a causa mesma do homem e da civilização", concluiu.