Através de uma jornadas de reflexão que começaram nesta semana e se prolongarão por vários meses, a comissão diocesana de catequese do Arcebispado de Valência promove a busca de novos estilos de catequese.

A iniciativa pretende promover “a busca de um novo estilo de catequese já que reduzi-lo a apresentar ou explicar os conteúdos da fé resulta insuficiente” conforme declarou à agência AVAN o presidente da comissão, José Jaime Brosel.

As jornadas tentarão sensibilizar a sacerdotes e catequistas sobre “a necessidade de adaptar aos novos tempos a metodologia da catequese porque, além da simples transmissão de conhecimentos, deve ser geradora de experiências de fé, oração e compromisso”.

Segundo Brosel, as exposições previstas nas primeiras jornadas abordarão “a iniciação cristã além de uma formação intelectual, novas orientações para a organização da catequese nas paróquias assim como aspectos práticos da catequese como início para a oração”.

“Trata-se definitivamente de iniciar as crianças e jovens à vida cristã também nas diversas tarefas que integram a transmissão da fé: conhecimento da fé, na vida litúrgica, na formação moral, na oração e na vida e missão da igreja”, adicionou.