O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje o programa oficial da viagem do Papa Bento XVI ao Chipre, que se realizará de 4 a 6 de junho de 2010, em ocasião da apresentação do Instrumentum laboris (instrumento de trabalho) para o Sínodo dos Bispos do Oriente que se celebrará no Vaticano em outubro deste ano.

O programa da visita do Santo Padre é o seguinte:

Sexta-feira 4 de junho:

9:30 a.m. Saída do Aeroporto Internacional Leornardo da Vinci de Fiumicino para Paphos, Chipre.

2:00 p.m. Chegada ao Aeroporto Internacional de Paphos. Cerimônia de boas-vindas. Discurso do Santo Padre.

3:30 p.m. Celebração Ecumênica na área arqueológica da Igreja de Ágia Kiriaki Chrysopolitissa de Paphos. Discurso do Santo Padre.

Sábado 5 de junho

9:15 a.m. Visita de cortesia ao Presidente da República no Palácio Presidencial de Nicosia.

9:45 a.m. Encontro com as autoridades civis e com o corpo diplomático no grande jardim do Palácio Presidencial. Discurso do Santo Padre.

10.45 a.m. Encontro com a comunidade católica do Chipre no campo esportivo da escola elementar de São Marón de Nicosia. Discurso do Santo Padre.

12:15 p.m. Visita de cortesia a Chrysostomos II, Arcebispo ortodoxo do Chipre, no Arcebispado ortodoxo de Nicosia. Saudação do Santo Padre.

1:30 p.m. Almoço com Chrysostomos II, Arcebispo ortodoxo do Chipre, no Arcebispado ortodoxo de Nicosia e com as respectivas delegações.

5:30 p.m. Santa Missa com sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos, catequistas e membros de movimentos eclesiásticos do Chipre na Igreja paroquial latina da Santa Cruz de Nicosia. Homilia do Santo Padre.

Domingo 6 de junho

9:30 a.m. Santa Missa em ocasião da publicação do Instrumentum laboris da Assembléia Especial para o Meio Oriente do Sínodo dos Bispos no Palácio do Esporte Elefteria de Nicosia. Homilia do Santo Padre. Oração do Ângelus. Palavras do Santo Padre.

1:00 p.m. Almoço com os Patriarcas e Bispos do Conselho Especial para o Meio Oriente do Sínodo dos Bispos, com Chrysostomos II, Arcebispo ortodoxo do Chipre e com os membros do séquito papal na Nunciatura Apostólica de Nicosia.

4:30 p.m. Visita a Catedral maronita (católica) do Chipre em Nicosia. Saudação do Santo Padre.

5:45 p.m. Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Larnaca. Discurso do Santo Padre.

6:15 p.m. Partida para Roma.