Do dia 21 a 26 de agosto de 2018 será realizado em Dublin (Irlanda) um novo Encontro Mundial de Famílias, no qual esperam a presença do Papa Francisco. O Vaticano apresentou as catequeses internacionais de preparação para a IX edição desta reunião multitudinária de famílias.

A apresentação na Sala de Imprensa do Vaticano foi realizada pelo Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, e Marco Tibaldo, assessor teológico do projeto "O Grande Mistério" e autor do itinerário musical que acompanhará a catequese.                                  

O Cardeal Farrel assegurou que o encontro de Dublin "chegará ao coração da relação entre o Evangelho e o mundo de hoje e especialmente o tema da família".

Serão 7 catequeses e servirão de “ajuda no caminho de preparação: sete catequeses simples e estimulantes”, afirmou.

Estão construídas e baseadas na passagem evangélica da perda de Jesus no Templo aos doze anos, assinalando alguns trechos da Amoris Laetitia e a experiência da Sagrada Família de Nazaré desvelando o quanto o anúncio do Evangelho da família é atual e profético”.

Deste modo, o Cardeal resumiu os temas das catequeses: “começamos a partir de um olhar concreto às famílias de hoje (primeiro), indicando a atualidade da Palavra de Deus capaz de iluminar o dia a dia da família em seus lares (segundo) para alcançar o grande sonho que Deus tem para cada família (terceiro), também no lugar onde a fragilidade e as fraquezas parecem infringi-la (quarto)”.

“Tudo isso, acrescentou, faz com que a família gere no mundo uma nova cultura, a cultura da vida (quinta), da esperança (sexta) e da alegria (sétima catequese)”.

Em seguida, explicou que cada catequese "começa com uma oração e termina com algumas perguntas para compartilhar com as famílias ou com as comunidades eclesiais".

Cada catequese será acompanhada por um "itinerário musical emocionante" em um concerto na Basílica da Sagrada Família em Barcelona (Espanha), entre outros lugares.

Por sua parte, Marco Tibaldi destacou a importância de distribuir corretamente os materiais de preparação para o Encontro Mundial das Famílias. O formato digital será importante para "o mundo dos jovens". Mas também, "decidiram elaborar uma série de produtos multimídia para que os itinerários de formação sejam mais divulgados, através da música e da linguagem visual".

Sobre a experiência musical, da qual ele mesmo se responsabilizou, disse que são “encontros que acontecem dentro de grandes basílicas europeias (até agora na Sagrada Família em Barcelona, no Santuário de São João Paulo II na Cracóvia e na Basílica de Santo Estêvão em Budapeste) nas quais tem momentos de catequese sobre temas do amor e da família na execução de partes da música sagrada”.

Além disso, serão disponibilizados sete vídeos que pretendem ser "um instrumento multimídia para navegar, motivar e acompanhar o itinerário de formação".

Confira também: