Cansado dos assaltos, o sacerdote argentino Eugenio Mazzeo pendurou na entrada da paróquia Nossa Senhora de Caacupé e Santo Padre Brochero, em Buenos Aires, uma mensagem peculiar a fim de tornar público o seu descontentamento com os delinquentes e poder continuar com o serviço dos refeitórios solidários.

“Senhores Ladrões: Esta é a quinta vez que fomos roubados em menos de um ano. Fazemos um acordo: A paróquia lhes dá comida e vocês nos deixam cozinhar em paz”, é a mensagem que está pendurada desde o dia 3 de outubro na humilde paróquia do bairro Villa Dorrego.

O sacerdote explicou ao jornal ‘La Nación’ que a paróquia e as três capelas que pertencem a ela (São Lourenço Mártir, São Caetano e São Francisco) são alvos constante dos delinquentes.

Há alguns meses, roubaram vários objetos da capela São Francisco, como um equipamento musical e instrumentos médicos.

No último roubo, na paróquia Nossa Senhora de Caacupé e Santo Padre Brochero, os delinquentes roubaram um micro-ondas, doze caixas de óleo e todos os alimentos para cozinhar.

Logo depois que a mensagem começou a circular nas redes sociais, a polícia foi ao local e começou a vigiar os templos. Enquanto isso, o município aumentou a segurança do local. Ainda não prenderam os responsáveis.

Embora os assaltos aconteçam à noite, quando ninguém está cuidando da segurança dos templos, em uma ocasião, roubaram o dinheiro da secretaria em plena luz do dia. “Não acontece nada se roubam 100 pesos, mas não sabemos se nos atirarão algum dia”, disse o sacerdote.

“Depois do primeiro roubo, a cada dois meses se repetem em alguma paróquia. Por isso, tive a ideia de colocar a mensagem no cartaz, foi um ato impulsivo, pois fiquei muito revoltado com o último roubo”, afirmou o sacerdote.

“Fiz esta mensagem como uma brincadeira, mas ao mesmo tempo para chamar a atenção e tornar o problema visível diante das pessoas do bairro, que também são vítimas da insegurança”, acrescentou.

O sacerdote manifesta a sua indignação tanto pela perda material quanto pelos voluntários e doadores que apoiam os refeitórios solidários e as famílias beneficiadas com refeições.

Diariamente são servidos 120 almoços às famílias mais necessitadas na Paróquia Caacupé e Santo Padre Brochero e, na capela São Francisco, servem refeições a aproximadamente 60 pessoas.

Os alimentos não perecíveis são doados pelo Ministério do Desenvolvimento Social da Nação e pelo Município de La Matanza, enquanto os alimentos mais perecíveis, como carnes e verduras, são doados pela comunidade de Villa Dorrego.

“As pessoas que roubam são delinquentes que vivem aqui, nós os conhecemos, não são profissionais. Roubam para vender e comprar drogas ou álcool. As pessoas riem ao ver o cartaz, mas é um problema que coloca em risco o refeitório. Os delinquentes não são muito conscientes, conhecemos a maioria deles”, disse o Pe. Mazzeo.

Confira também: