A Arquidiocese de Lima informou que o envio de sacerdotes ao departamento de Ica para apoiar nos trabalhos de pastoral, continuará até que a situação se normalize em tal diocese devastada por um terremoto em 15 de agosto passado.

Até o momento vários grupos de entre dez a doze sacerdotes foram enviados para, da mão com o clero local, administrar os sacramentos e dar ajuda espiritual aos milhares de habitantes danificados de Chincha, Pisco e Ica, capital do departamento do mesmo nome. Do mesmo modo, somaram-se religiosas e jovens voluntários de diversas congregações e paróquias de Lima.

Segundo fontes do Arcebispado, o trabalho pastoral em Pisco se está realizando nos albergues "Sagrado Coração de Jesus", Clube Atlético de Pisco, no Parque Zonal e no Estádio Municipal "Campeões de 69". Também há grupos apoiando no distrito de Santiago (Ica); e as localidades de Sunampe, Tambo de Mora, El Carmen, Chincha, Grocio Prado, Villa Julia, Betania, Aquije, Tallamama, Tate e El Carmen.

Na região de Grocio Prado (Chincha) há um grupo de sacerdotes diocesanos da Paróquia "Espírito Santo" e religiosas de diferentes comunidades de Manchay (Lima), quem oferece atenção espiritual aos habitantes. Outro grupo exerce seu ministério no distrito de Santiago (Ica).

Este trabalho pastoral responde ao chamado do Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, quem em sua homilia de 2 de setembro chamou à solidariedade. "Irmãos, que cada dia haja alguém em minha vida a quem lhe possa dar a mão (...), e dessa maneira essa humildade, essa solidariedade nos encherá da felicidade que todo mundo deseja".