A Pastoral de Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Equatoriana realizará desde o 13 ao 20 de setembro a Semana da Mobilidade Humana, que busca refletir em torno de "a situação de milhares de pessoas que diariamente chegam ao país e de outras milhares que saem, motivadas pela busca de um futuro melhor”.

Conforme assinala a nota de imprensa, a semana é organizada há mais de 15 anos com o nome de "Semana do Migrante e Refugiado" mas que a partir deste 2009 se chamará Semana da Mobilidade Humana, por ser um termo mais amplo "que permite a atenção aos diferentes tipos de movimentos de pessoas".

O evento se realiza pela mobilização migratória que vive o país, que entre 1999 e 2006 experimentou a saída de 176 mil equatorianos para a Espanha e Itália, movimento precedido por uma série de atos políticos, econômicos e fenomenais naturais. "Na atualidade se calcula que quase 3 milhões de equatorianos vivem fora deste país".

"Ao mesmo tempo em que ingressaram no país pessoas de nacionalidade colombiana e peruana. Algumas aproximações falam que no Equador vivem ao redor de 450 mil pessoas colombianas com necessidade de amparo internacional. Por sua parte, fala-se da presença de ao redor de 300 mil pessoas peruanas no país", adiciona a nota.

Durante a semana, explica a nota, em diferentes províncias do Equador, desenvolver-se-ão uma série de "atividades religiosas, artístico-culturais, gastronômicas, esportivas, a fim de sensibilizar a população sobre esta realidade presente no país".