A partir do dia 15 de março os mexicanos poderão visitar a exposição titulada "João Paulo II na intimidade" que apresenta mais de 200 objetos pessoais do Papa Peregrino que visitou o país em até 5 oportunidades.

A capital cidade de México será o lugar no qual começará a excursão internacional desta exposição que pela primeira vez sairá do museu da arquidiocese de Cracóvia (Polônia), conforme assinala o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

Entre os objetos há alguns de uso cotidiano do Papa polonês e alguns de alto valor que utilizou durante seus 27 anos de pontificado. O publicou poderá apreciar desde fotografias, vídeos e filmes sobre a vida do Beato e até vestimentas sapatos, artigos de limpeza, sua bicicleta, e outros como a Bandeira do México e um sombrero que foi dado de presente ao beato durante as visitas que realizou ao país

A mostra foi levada ao México por duas empresas particulares em colaboração com o museu da arquidiocese de Cracóvia.

Em conferência de imprensa no salão capitular da Catedral Metropolitana, onde João Paulo II celebrou uma Missa em janeiro de 1997, os organizadores assinalaram que a mostra busca transmitir a força e o amor do Papa Wojtyla como "ponte de diálogo entre as diferentes nações e religiões".

Ao apresentar a exibição, o sacerdote José de Jesús Aguilar, destacou a importância afetiva que tem a mesma para os fiéis católicos, mas também para os não crentes.

"Esta exposição é de interesse para todos. A todos permitirá conhecer melhor do que conheciam a Karol Jósef Wojtyla, por isso acreditam que cada objeto destes pertences pessoais que são custodiados com tanto cuidado em seu país natal, e que por primeira e única vez vêm ao México, nos fará sentir que estamos, com ele, na intimidade", disse o subdiretor de rádio e televisão do escritório de comunicação social da Arquidiocese do México.

Por sua parte, Alejandro Gou, um dos produtores da mostra, explicou que foi escolhido o Palácio dos Esportes e não um recinto religioso para a montagem para que possa ser visitada por católicos e não católicos, sem exceção.

A exposição "João Paulo II Na Intimidade" abrange um espaço de mil metros quadrados e estará aberta ao público de 15 de março a 15 de junho. Espera-se mais de 200 mil visitantes