O 18º Congresso Eucarístico Nacional tem nova data, acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), segundo anunciou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Inicialmente, o Congresso aconteceria de 12 a 15 de novembro deste ano, mas precisou ser adiado, devido à pandemia de coronavírus. O primeiro adiamento foi anunciado em abril e o evento estava previsto, então, para ocorrer em 2021.

Entretanto, por meio de carta enviada aos bispos pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, a CNBB informou que o Congresso foi novamente adiado para 2022. A decisão foi tomada após escuta do Conselho Permanente e, de modo especial, da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

“Exatamente para o mesmo período, estava previsto também o Congresso Missionário Nacional, cujos organizadores optaram por buscar uma nova data”, afirmou dom Joel, segundo a CNBB.

O secretário-geral explicou que se trata “de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”.

As atividades para o 18º Congresso Eucarístico Nacional já tiveram início desde 2019, com o Ano Eucarístico da Arquidiocese de Olinda e Recife, o qual tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessidade entre eles”.

Conforme explicou o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o objetivo é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.

Além de Recife, também sediarão alguns eventos do Congresso os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital de Pernambuco.

Como recorda a CNBB, os Congressos Eucarísticos Nacional acontecem em todo o mundo e, no Brasil, é realizado normalmente a cada quatro anos e busca reunir fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Confira também: