A beatificação de mártir brasileira Benigna Cardoso já tem data marcada; será no dia 21 de outubro deste ano, segundo confirmou a Diocese do Crato (CE).

Segundo a Diocese cearense, rito da celebração acontecerá na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, e contará com a presença do Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, representante do Papa Francisco. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

Em outubro de 2019, o Papa Francisco havia autorizado a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, a qual morreu mártir aos 13 anos e é chamada “heroína da castidade”.

O anúncio da data da beatificação foi feito nesta terça-feira, 21 de janeiro, dia considerado simbólico pela Diocese do Crato, por ser memória de Santa Inês, outra jovem  virgem e mártir.

A data foi divulgada em pronunciamento feito na Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato, pelo bispo Dom Gilberto Pastana.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse o Prelado.

Breve biografia

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, foi assassinada, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.

Segundo consta, a menina saiu de casa para buscar água a poucos metros de sua casa, como costumava fazer. Porém, foi abordada por Raul Alves, que a golpeou com um facão depois que ela resistiu a suas tentativas de ter relação sexual.

Na época do assassinato, conforme conta Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho de 2019.

Confira também: