O Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo, Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros, afirmou que o Ano Paulino, que se celebrará de 28 de junho de 2008 a 20 de junho de 2009, permitirá "conhecer melhor São Paulo, que é um dos maiores apresentadores e comentarista da doutrina da redenção".

Assim o indicou o Cardeal a Rádio Vaticano, depois de apresentar esta iniciativa ante o Papa Bento XVI e os cardeais este domingo no Salão Novo do Sínodo no Vaticano. "O Papa indicou", disse o Cardeal, "que este Ano Paulino procura "divulgar São Paulo", quem não é "suficientemente conhecido em todos seus ensinamentos inclusive pelos próprios católicos".

"Então, em ocasião do bimilenar de seu nascimento, aproveitamos este ano para dedicá-lo, com particular atenção, a sua figura, suas ações, suas viagens e a imensa riqueza da doutrina que está contida em suas cartas e epístolas", acrescentou.

Depois de explicar que em São Paulo Extramuros se constituiu "uma espécie de centro para todas as atividades deste Ano Paulino", o Cardeal Cordero indicou que também se está arrumando uma capela ecumênica "para os irmãos separados, para que possam celebrar suas liturgias e preces perto da tumba de São Paulo".

"Estamos pensando escolher em Roma certo número de lugares que podem ser por tradição ou simplesmente por cultos dedicados a São Paulo e que permitam, constituir um itinerário, de modo que os peregrinos possam fazer um percurso nos lugares paulinos de Roma", continuou o Cardeal.

Logo depois de comentar que se aproxima desta iniciativa do Ano Paulino "com um coração de grande generosidade e empenho, pois é uma idéia da qual falei com o Santo Padre por mais de dois anos", o Arcipreste indicou que "lançou-se recentemente um site: www.annopaolino.org, aonde de todo o mundo poderá acessar para ter respostas imediatas sobre as celebrações na Basílica".