No próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Santuário de Fátima irá promover o encerramento do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, conforme decretado pela Penitenciaria Apostólica.

Para o encerramento deste Ano Jubilar, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, será o delegado Pontifício, por indicação do Papa Francisco.

O programa terá início às 10h, com o Rosário na Capelinha das Aparições, seguido de Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h. Logo após, haverá uma procissão até a Capelinha, onde será feita a consagração a Nossa Senhora. Às 17h30, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe a oração das vésperas.

O Papa Francisco concedeu ao Santuário de Fátima um Ano Jubilar, no contexto dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora, com indulgência plenária, entre o dia 27 de novembro de 2016 e 26 de novembro de 2017.

Para este período, a Penitenciaria Apostólica concedeu a indulgência plenária “aos fiéis que visitam em peregrinação o Santuário de Fátima e aí participam devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezam a oração do Pai-Nosso, recitam o símbolo da fé (Credo) e invocam Nossa Senhora de Fátima”.

O documento indicava que também poderiam receber a indulgência plenária “fiéis piedosos que visitarem com devoção uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta solenemente à veneração pública em qualquer templo, oratório ou local adequado, nos dias do aniversário das aparições (dia 13 de cada mês, desde maio a outubro de 2017), e aí participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai-Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima”.

As pessoas que impedidas de se deslocarem por motivos “idade, doença ou outra causa grave” puderam também receber a indulgência plenária “frente a uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima” unindo-se “espiritualmente às celebrações jubilares” nos dias das aparições.

No último dia 13 de outubro, houve o encerramento das celebrações do centenário, presidido por Dom António Marto, que classificou esta comemoração como “um momento histórico e único”.

O Bispo de Leiria-Fátima falou de um “itinerário de festa”, para públicos variados, e de um momento de ação de graças pelo fato de Fátima “se ter espalhado pelo mundo inteiro deixando um rastro de luz e de esperança”.

Estima-se que durante a comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima participaram das celebrações cerca de 50 milhões de peregrinos e mais de 70 milhões de pessoas passaram pelo Santuário ao longo dos últimos sete anos.

Confira também: