O Papa Francisco aumentou a jurisdição de todos os Patriarcas católicos de rito oriental na península arábica, cujos territórios pertencem aos vicariatos apostólicos do norte e do sul da península arábica.

Esta medida do Pontífice foi adotada por meio de um Rescriptum ex Audientia assinado em 22 de julho de 2020 pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin.

Neste documento Pontifício, estabelece-se que "o cuidado pastoral dos fiéis orientais sobre os quais (os patriarcas) exercem jurisdição será realizado em coordenação com os Vigários Apostólicos".

Além disso, "exceto pelas prerrogativas dos Representantes Pontifícios, os Vigários Apostólicos são os representantes da Igreja católica junto das autoridades políticas dos seus respectivos países e a eles os Patriarcas Orientais farão referência, neste âmbito".

Também "a eventual ereção de novas circunscrições eclesiásticas pelos Sínodos das Igrejas Patriarcais sui iuris estará sujeita à autorização prévia da Sé Apostólica". Essa medida "é estabelecida por cinco anos, após os quais será revista".

Este Rescriptum implica a revogação do anterior, de 6 de março de 2003, embora permanecerá em vigor para todos aqueles fiéis orientais que não pertençam às Igrejas Patriarcais sui iuris presentes na Península Arábica.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: