Milhões de latino-americanos se unem em oração pelo Papa João Paulo II , agora que sua saúde se encontra extremamente deteriorada.

Em Buenos Aires, o governo indicou que segue de perto a situação do Santo Padre e seu porta-voz, o secretário de Culto, Guillermo Oliveri, declarou que “todos estamos pendentes das horas que está vivendo o Santo Padre, que preocupam a católicos e não católicos, a todo o povo argentino". Enquanto isso dezenas de fiéis participam das missas que se celebram na Catedral Metropolitana. O secretário também recordou as visitas de Pontífice na Argentina em 1982 e 1987.

Por sua parte, centenares de mexicanos se congregaram esta sexta-feira na Basílica de Guadalupe onde o  celebrou uma Misa pelo Papa, que visitou o país em cinco ocasiões distintas começando com a histórica visita de Puebla em janeiro de 1979.

Os bispos do Chile exortaram aos paroquianos a rezar pelo Papa João Paulo II e pediram que as portas de todas as Iglesias permaneçam abertas. Por essa razão os fiéis transbordavam a Catedral do Santiago no meio da manhã.

A pré-candidata presidencial, Michelle Bachelet assinalou que "João Paulo II tem sido um Papa que esteve preocupado pelo destino dos países e no caso particular do Chile, jogou um rol muito importante na recuperação da democracia".

O secretário geral da Conferência Episcopal Venezuelana declarou que “queremos fazer um chamado a que toda a paróquia venezuelana se una em oração”, ao solicitar aos fiéis do país que peçam a Deus pelo Santo Padre.

Por sua parte, os bispos bolivianos exortaram os seus compatriotas a que organizem vigílias de oração para rogar pela vida de João Paulo II, enquanto que no Uruguai, o presidente da Conferência Episcopal Uruguaia indicou que os católicos “estão muito próximos” do Santo Padre”

Em Quito, a porta-voz da Conferência Episcopal Equatoriana, Miriam Amagua, informou que “os bispos estão muito preocupados com a saúde do Papa, o mesmo que todas as pessoas. Fizeram um chamado aos fiéis de todas as jurisdições para orar pela saúde do Papa”.

Os povos da América Central se uniram também em uma prece pelo sucessor de São Pedro como Vigário de Cristo: "os chefes de Estado e governo do sistema de integração centro-americana, profundamente consternados pelo delicado estado de saúde de Sua Santidade João Paulo II, líder da humanidade, interpretando o sentir de nossos povos ao que nos unimos, expressamos nosso desejo por sua pronta melhoria", disseram em um documento. Na Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e El Salvador, operários, profissionais e religiosos vão às catedrais para lhe pedir a Deus pelo Santo Padre.