«Que Deus mova os corações dos poderosos desta terra e lhes dê discernimento». Com estas palavras, a associação católica internacional «Ajuda à Igreja que Sofre» convida comunidades de religiosos contemplativos e os cristãos do Brasil e do mundo inteiro a rezar pela paz no Sudão. A novena teve início hoje, 17 de maio.

A campanha já encontrou acolhida entre comunidades de religiosas contemplativas de vários países africanos e asiáticos como as carmelitas de Gitega (Burundi) e as Clarissas de Antsirabe (Madagascar) que rezarão pelo objetivo da campanha global de oração pelo Sudão e seus cidadãos.

Por sua parte, Dom Daniel Adwok, Bispo auxiliar de Jartum, Sudão, alegrou-se pela iniciativa: «Rezamos para que os dois governos e os seus povos possam escolher o caminho da paz e das boas relações de vizinhança entre o Norte e o Sul». O contexto e razão desta iniciativa de oração são as recentes tensões na região limítrofe entre os dois Estados sudaneses.

O Sudão, um dos países mais extensos do continente africano, hoje dividido em duas nações, vive desde sua independência em 1956 uma situação de conflito inter-religioso, que vem aumentando crescentemente chegando ao limite de uma situação insustentável, condenada repetidas vezes pela comunidade internacional e a Santa Sé. Desde sua independência, o país teve a aspiração de converter todo seu território em terras do Islã.

O processo de arabização e islamização foram constantes e prova disso foi a introdução da Lei Islâmica em 1983 pelo Presidente Nimeiri, o que originou uma guerra civil que perdura até hoje e só vem causando morte, destruição e perseguição aos cristãos do país.

A Campanha de oração em prol da paz no Sudão será celebrada durante os nove dias que precedem a festa do Pentecostes deste ano. A partir de hoje, 17 de maio, milhares de pessoas no mundo inteiro rezarão por esta importante intenção. «Ajuda à Igreja que Sofre» convida os cristãos e todas as pessoas de boa vontade, e especialmente os religiosos brasileiros a aderir-se à mobilização.

A novena de Pentecostes se remonta à assembléia da Virgem Maria com os Apóstolos há 2000 anos, quando rogavam pela vinda do Espírito Santo, trazendo entre os seus dons, o dom da paz.
O Sudão precisa dessa paz mais que nunca, sublinhou Dom Paride Taban, Bispo emérito de Torit (Sudão do Sul) em declarações à «Ajuda à Igreja que Sofre».
A «Ajuda à Igreja que Sofre», é uma Fundação Pontifícia financiada exclusivamente com doações particulares que apóia pelo menos 5.000 projetos anualmente bem como sacerdotes, e congregações de religiosos e religiosas que ajudam os mais necessitados e os cristãos em lugares onde são perseguidos.

A AIS também atua no Brasil apoiando projetos solidários e o apostolado de dezenas de missionários e agentes pastorais. Para participar da campanha mundial da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre no Brasil basta rezar pela intenção da novena desde o seu lar ou convento.

Para conhecer mais o trabalho da fundação e saber como você pode ajudá-la em sua missão, ligue para 0800 77 099 27 ou visite o site: http://www.ais.org.br/info