O declarado agnóstico e diretor do Instituto de Investigações Filosóficas da Universidade Nacional Autônoma do México, Guillermo Hurtado, afirmou que o diálogo entre fé e razão "é uma aventura", ao destacar a importância da jornada pela paz que se realiza nesta quinta-feira em Assis (Itália).

Hurtado Pérez é um dos quatro representantes dos não crentes que participarão da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e a Justiça no Mundo, conhecida como a Cúpula de Assis, convocada pelo Papa Bento XVI para o próximo 27 de outubro.

Em entrevista a um jornal semanário católico mexicano, o acadêmico disse que um diálogo entre crentes e não crentes é muito importante para a humanidade. Nesse sentido, destacou as palavras do Papa Bento XVI quando disse "que crentes e não crentes somos peregrinos em busca da verdade e da paz".

Em outro momento, Hurtado assinalou que "a secularização e o laicismo no México é muito diferente a de outros países, completamente diferente".

"o México é um país laico e antes era muito mais extremo nisso: nem sequer haviam relações com o Estado Vaticano, não se reconheciam as Igrejas mas é o México um país secular? É uma cultura secular? No México o elemento religioso está ausente da vida pública? Pois não. Parece que este país é muito religioso; e esta tensão entre o laicismo e religiosidade está presente na vida mexicana, como em todo mundo", afirmou.

A Cúpula de Assis foi promovida há 25 anos pelo Papa João Paulo II como um espaço de encontro entre as diferentes religiões do mundo. Este ano Bento XVI decidiu abri-la a quatro pensadores não crentes provenientes da Itália, Bulgária, Áustria e México.