Três religiosas mexicanas fazem turnos na capela do Santíssimo na Basílica de São Pedro onde se realiza a Adoração Eucarística permanente, em vistas ao conclave que escolherá o novo Papa.

Assim comunicou hoje o Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, na coletiva realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O sacerdote explicou que antes da Missa da tarde se recita uma oração especial pelo Colégio de Cardeais e pela preparação da eleição do Santo Padre.

O Padre Lombardi explicou que ainda não foram iniciados os trabalhos preparatórios na Capela Sistina, o lugar onde se realiza o conclave uma vez concluídas as congregações gerais.

O sacerdote disse além que o Anel do Pescador de Bento XVI não foi ainda anulado e que a Secretaria de Estado dispôs que os selos com os quais se marcava as cartas de Sua Santidade já não sejam utilizáveis.

O Padre Lombardi se referiu ainda a uma variação na celebração da Eucaristia durante o período de Sede vacante especialmente na diocese de Roma: "no canon da Missa, na prece eucarística, normalmente se menciona a oração pelo Santo Padre. Neste período de Sede vacante esta menção não se faz em Roma e tampouco se menciona ao Bispo, porque o Papa é o Bispo de Roma".