Faltou pouco para que 7 seminaristas fossem expulsos de um bar em Cardiff, no País de Gales (Reino Unido), porque foram confundidos com participantes de uma despedida de solteiro e, além disso, pensaram que estavam disfarçados.

O incidente ocorreu em 29 de julho, no bar The City Arms, quando os seminaristas queriam celebrar a ordenação de Pe. Peter McClaren. Quando a administração percebeu o erro, convidaram os seminaristas a permanecer no local e ofereceram-lhes uma rodada de cervejas pelo mal-entendido.

“A equipe pensou que era uma despedida de solteiro. Temos uma série de problemas nos fins de semana com festas onde as pessoas se disfarçam, por isso que nossa política é rechaçá-las”, disse o subgerente Matt Morgan à BBC.

Em seguida, acrescentou que os seminaristas “viram o lado engraçado da situação”.

O Arcebispo de Cardiff, Dom George Stack, comentou que “é maravilhoso ouvir que os seminaristas celebraram o seu caminho ao sacerdócio permanecendo um bom tempo em Cardiff, para o que é claro que têm permissão”, acrescentando que “os sacerdotes são da comunidade e para a comunidade a qual servem”.

Também assinalou que “a diocese celebrou a ordenação de dois seminaristas em uma semana, apesar dos rumores sobre a escassez de candidatos ao seminário”.

Pe. McClaren foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Cardiff depois de ter sido diácono durante mais de 10 anos.

Iniciou o diaconato quando estava casado e, depois da morte da sua amada esposa Marie, passou por um período de discernimento e escolheu entrar no Seminário Allen Hall de Londres para se tornar sacerdote.

Os seminaristas disseram ao Wales Online que quando pediram para que eles se retirassem, pensaram que era uma brincadeira, até que “ficou claro que não era assim e que, de fato, era verdade”.

Finalmente, os seminaristas destacaram que, logo depois do mal-entendido, receberam uma calorosa acolhida dos funcionários e clientes do bar durante o resto da tarde, inclusive várias pessoas queriam lhes fazer algumas perguntas.

Por sua parte, a Arquidiocese de Cardiff também interveio no incidente através de uma carta, brincando que o bar não deveria expulsar os clérigos, pois muitos deles, inclusive o Arcebispo, gostam de frequentar The City Arms.

“Gostaríamos de agradecer a ‘The City Arms’ por ter um bom senso de humor com tudo isso e pelo seu gesto amável para com os nossos seminaristas. E, por favor, levem em consideração que vários dos nossos clérigos, inclusive o arcebispo de Cardiff, frequentam o seu bar, por favor, não os expulsem mais!”.

Por sua parte, o subgerente Morgan acrescentou que com muito prazer o grupo de seminaristas poderia voltar ao seu bar.

“Não é comum receber um grupo de sacerdotes no bar e serão bem-vindos novamente em qualquer momento”, concluiu.

Confira também: