Um abraço coletivo com 3 mil fiéis no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, esta será a novidade da Festa da Padroeira neste ano. A programação e os preparativos para o evento foram apresentados nesta terça-feira, em coletiva de imprensa no Santuário.

Participaram da coletiva o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, e o ecônomo do Santuário, Padre Daniel Antônio.

O abraço coletivo ao Santuário acontecerá na manhã do dia 11 de outubro, encerrando a Vigília da Juventude, que terá início às 23h do dia 10. A iniciativa tem como coordenadores representantes de diferentes movimentos: Comunidade Shalom, Salesianos, Redentoristas, Vicentinos, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aparecida, Equipes de Nossa Senhora e Renovação Carismática Católica.

A Vigília da Juventude contará com momentos de reflexão, oração e testemunho, música, dinâmicas, danças e animação.

Com a temática ‘Com Maria, em Jesus, chegamos à Glória’, a novena terá início no dia 3 de outubro e se estenderá até o dia 11 de outubro, culminando com a grande Festa em honra da Padroeira do Brasil em 12 de outubro.

O reitor da Basílica, Padre João Batista ressaltou os principais momentos de celebrações e homenagens à Padroeira e enfatizou que o Santuário Nacional se prepara como um todo para o novenário e festa.

“Há meses estamos nos preparando e envolvendo colaboradores, voluntários e toda a comunidade através da visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida às escolas, creches, paróquias, comunidades e setores do Santuário”, contou.

Do dia 10 ao dia 12 de outubro serão 52 horas de atividades, celebrações e homenagens a Nossa Senhora Aparecida. A expectativa é de que 400 mil pessoas visitem o Santuário Nacional no feriado prolongado da Festa da Padroeira.

Durante a coletiva, o ecônomo, Padre Daniel Antônio, afirmou que o Santuário já recebe um número significativo de romeiros aos finais de semana e possui uma grande infraestrutura de acolhimento e serviços.

Todo o complexo Santuário está preparado para acolher a grande festa. Setores como estacionamento, segurança e ambulatório médico recebem reforço para o atendimento dos milhares de peregrinos.

“Acolher tantos devotos nos exige planejamento e já estamos prontos para oferecer nossos serviços, acolhimento a centenas de famílias que aqui vem para homenagear a Mãe Aparecida”, declarou o ecônomo.

O Santuário Nacional possui mais de 1.900 colaboradores e todos estão envolvidos nas festividades, número que é reforçado com o trabalho dedicado de centenas de voluntários envolvidos em acolhida, coreografias, entre outras atividades.

Padre Daniel destacou que grandes obras são realizadas no Santuário em vista do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira como a finalização do revestimento interno da cúpula, o início das obras do Campanário em 2016 e três grandes monumentos em homenagem a Nossa Senhora que serão colocados no Vaticano, em Brasília e em Aparecida.

Durante os dias da festa da Padroeira, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno, não estará presente, pois participará da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 4 a 25 de outubro, no Vaticano. O Cardeal é um dos presidentes da Assembleia, que está em sua segunda etapa.

Aos jornalistas, o Cardeal recordou que o Sínodo “vai trazer discussões sobre a realidade da família e seus principais desafios na atualidade”.