O ex-jogador da seleção da Argentina e ex-capitão do Inter de Milão (Itália), Javier “Pupi” Zanetti, voltará ao campo de futebol a pedido do Papa Francisco para uma partida inter-religiosa pela paz.

O volante argentino jogará junto com o italiano Roberto Baggio e o francês Zinedine Zidane. Também é provável que participem do jogo Lionel Messi, Francesco Totti, Gianluigi Buffon e o treinador português José Mourinho. Desta vez “Pupi” vestirá as “cores da paz”, informa o L`Osservatore Romano.

Zanetti explicou através do jornal do Vaticano que está organizando “uma partida querida explicitamente pelo Papa Francisco”, na qual jogarão jogadores de futebol de todas as religiões em nome da paz e do diálogo, e que se realizará na segunda-feira dia 1º de setembro no Estádio Olímpico de Roma.

A respeito do jogo, o ex-jogador perguntou: “Quantos valores podem ser testemunhados assim, simplesmente, por causa de uma partida? Como os que queremos afirmar no próximo dia primeiro de setembro em Roma, onde reuniremos jogadores de todas as religiões para mostrar, com um gesto simbólico, que é possível construir um mundo de paz, feito de diálogo e respeito pelos outros. Para mostrar que  aquele que  tem ideias diferentes das minhas, não é meu inimigo,  mas uma oportunidade de crescimento e riqueza”.

Em seus anos como profissional assim como em sua vida pessoal e familiar, Javier Zanetti demonstrou ser católico. Por isso o Santo Padre lhe encomendou a organização, através de sua fundação “Pupi” e com a colaboração da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, a primeira “Partida inter-religiosa pela paz”.

A Pontifícia Academia das Ciências confirmou que se prevê a participação de muitas estrelas do mundo futebolístico, embora não tenha dado maiores detalhes a respeito.