Respondendo a perguntas de jornalistas durante o vôo rumo à Austrália, o Papa Bento XVI assinalou que a Jornada Mundial da Juventude 2008 será uma festa de alegria "entre jovens reunidos pelo desejo de Deus".

Respondendo a cinco jornalistas, durante uma conferência de imprensa iniciada apenas meia hora depois de partir de Roma, o Pontífice assinalou que olhava o futuro da Igreja na Austrália com muito otimismo e confiança no futuro.

Em relação à JMJ, o Pontífice assinalou que "assim como Colônia também Sydney  será uma festa de fé, um encontro humano em Cristo que abre as fronteiras e cria união entre as culturas. Uma festa que gera alegria entre os jovens unidos pelo desejo de Deus"

Respondendo logo a uma pergunta sobre a questão ambiental, o Pontífice antecipou que a temática ecológica "estará muito presente nesta viagem".

"Falarei da criação e da defesa do criado. Ao não poder entrar em questões técnicas, procurarei sensibilizar a favor do estilo de vida necessário para a solução dos problemas que se referem à problemática ambiental", explicou o Pontífice.

Perguntado sobre o escândalo produzido pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes na Austrália, o Santo Padre reafirmou que sua mensagem seguia sendo o mesma expressa durante sua viagem aos Estados Unidos: a total incompatibilidade destas condutas com a vida sacerdotal, a urgência e responsabilidade de ajudar às vítimas e seus familiares, e a necessidade de estabelecer meios para que este tipo de condutas não tenha lugar na Igreja.

Respondendo a outra pergunta, o Pontífice abordou o tema da atual crise anglicana e a próxima cume de Lambeth, que reune aos anglicanos do mundo a cada dez anos e que começará em 16 de julho próximo.

O Pontífice explicou a tensão que vive toda comunidade cristã para manter o equilíbrio entre a adaptação e a preservação da tradição; mas assinalou que "não podemos entrar em suas discussões; contudo, sim desejamos que se possa evitar um cisma".

Finalmente, ofereceu fazer algo concreto pela futura cume anglicana: "orar".