Em sua saudação aos mais de 500 mil jovens que abarrotaram a Praça de Cibeles na Missa inaugural da JMJ Madrid 2011, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, exclamou: "Queridíssimos jovens! A JMJ de Madrid começou!"

Durante a Missa inaugural, o Cardeal Rylko assinalou que "aqui estamos, chegou o dia tão esperado: a inauguração da vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude. Depois de um longo caminho de preparação finalmente vocês estão aqui, em Madrid, belíssima e moderníssima metrópoles que nestes dias será a capital da juventude católica do mundo inteiro".

O Cardeal recordou logo o lema desta JMJ "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" que é "uma palavra que nos compromete porque contém um claro programa de vida para cada um de nós! Nestes dias a fé estará no centro de nossa reflexão; porque a fé é um fator decisivo na vida de cada homem".

"Se Deus existir ou não existe, tudo muda! A fé é a raiz que nos nutre com a seiva vital da Palavra de Deus e os sacramentos; é o fundamento, a rocha sobre a qual construir a vida, a bússola segura que guia nossas decisões e dá à nossa vida a orientação decisiva".

Aos que perguntam se hoje em dia "a fé é possível", os jovens devem ter em conta que "sim, a fé é possível. Mais ainda, é uma aventura maravilhosa que nos permite descobrir toda a grandeza e a beleza da nossa vida. Porque Deus, que se revelou no rosto de Jesus Cristo, não diminui o homem mas o enaltece além de toda medida, além de toda imaginação!"

"Enquanto esperamos a chegada do Papa Bento XVI acolhemos esta noite um hóspede especial da JMJ de Madrid: o Beato João Paulo II. Ele retornou entre vós, os jovens aos quais tanto amou e que vocês tanto amaram: retornou como Beato seu padroeiro e como protetor ao qual vocês podem ser confiados; retornou como amigo – um amigo exigente, como ele mesmo gostava de definir-se".

"Veio dizer-lhes uma vez mais, com muitíssimo afeto: Não tenham medo! Optar por Cristo na vida é adquirir a pérola preciosa do Evangelho pela qual vale a pena dar tudo! De novo lhes digo: Bem-vindos todos a Madrid!"