O Papa Francisco beatificou Dom Óscar Romero, Arcebispo de San Salvador (El Salvador) e determinou: “Sua festa litúrgica será comemorada em 24 de março, dia de sua morte. Pois neste dia “nasceu para o céu”.

Com efeito, Dom Romero foi assassinado por ódio à fé em 24 de março de 1980, durante uma violenta guerra civil na que participaram grupos políticos da esquerda e do governo ditatorial da direita. No início do ano, o Papa Francisco aprovou a divulgação do decreto que reconhecia o martírio do Arcebispo salvadorenho e a aprovação da beatificação.

O evento começou às 10:00 da manhã (hora local), cerca de 300 mil pessoas participaram da beatificação do arcebispo mártir na Praça Salvador del Mundo na capital San Salvador.

No início da cerimônia, o atual Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar, através de uma mensagem ao Papa Francisco: “Peço a vossa santidade que se digne inscrever no número dos beatos o venerável servo de Deus Óscar Arnulfo Romero Galdámez”.

A seguir, o postulador da causa de Dom Romero, Dom Vicenzo Paglia, leu uma breve biografia do agora Beato salvadorenho.

Em resposta ao pedido de Dom José Luis Escobar, através de uma carta lida primeiramente em latim e logo em espanhol, o Papa Francisco assinalou: “Para encher de esperança muitíssimos fiéis cristãos e em virtude de sua autoridade apostólica declarou que a partir de agora Dom Romero será chamado Beato e sua festa litúrgica será comemorada no dia 24 de março, dia em que nasceu para o céu”.

O Santo Padre descreveu o novo Beato salvadorenho como “Bispo e mártir, pastor segundo o coração de Cristo, evangelizador e pai dos pobres, testemunha heroica do Reino de Deus”.

Conforme assinala a Rádio Vaticano, “a caridade de Dom Romero se estendia também aos perseguidores para os quais pregava a conversão ao bem. Portanto, ele não é símbolo de divisão, mas de paz, concórdia e fraternidade”, concluiu o Papa Francisco.