Na Audiência Geral de hoje celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI precisou que "nossa fé não nasce de um mito, nem de uma idéia, mas sim do encontro com o Ressuscitado, na vida da Igreja".

Ante milhares de pessoas congregadas na Praça de São Pedro, o Santo Padre dedicou a catequese de hoje a falar da relação de São Paulo com os Apóstolos já que embora ele "foi contemporâneo de Jesus de Nazaré nunca teve a ocasião de encontrá-lo durante sua vida pública" e por isso "sentiu a necessidade de consultar aos primeiros discípulos do Mestre para levar o Evangelho até os limites do mundo".

Por essa razão, explicou o Papa, na Epístola aos Gálatas, Pablo fala de seus encontros com Pedro, Thiago e João a quem reconhece como "colunas da Igreja" e na Epístola aos Corintios diz que as palavras de Cristo na Última Ceia, são para ele "o centro da vida da Igreja".

"As palavras da Ceia testemunham por uma parte que a Eucaristia ilumina a maldição da Cruz, transformando-a em bênção e por outra, explicam o alcance da morte e a ressurreição de Jesus. Da Eucaristia e na Eucaristia se edifica a Igreja e se reconhece como 'Corpo de Cristo', alimentado cada dia pela potência do Espírito de Cristo", prosseguiu.

Seguidamente o Pontífice fez insistência em que na referência do acontecimento da Ressurreição do Senhor, "o emprego do verbo 'é ressuscitado' e não 'foi ressuscitado'. A forma verbal se escolhe para sublinhar que a ressurreição de Cristo incide até o presente na existência dos fiéis: podemos traduzi-lo com 'ressuscitou e segue vivendo na Eucaristia e na Igreja'".

Além disso, assinala o Papa, a importância que Paulo outorga à "Tradição viva da Igreja, que transmite a suas comunidades, demonstra o errada que é a visão dos que atribuem ao Paulo a invenção do cristianismo: antes de evangelizar , seu Senhor, oncontrou no caminho de Damasco e o freqüentou na Igreja, observando a vida nos Doze e nos que o seguiram pelos caminhos da Galiléia".

Logo Bento XVI indicou que nas seguintes catequeses "teremos a oportunidade de aprofundar na contribuição de Paulo à Igreja das orígens; mas a missão recebida do Ressuscitado relativa à evangelização dos gentis precisa ser confirmada e garantida por aqueles que lhe deram a mão direita em sinal de aprovação e acolhida".

Finalmente, o Papa destacou que "quanto mais tentamos achar as pegadas de Jesus de Nazaré pelos caminhos da Galiléia tanto mais entendemos que Ele se fez cargo de nossa humanidade, compartilhando-a em tudo menos no pecado. Nossa fé não nasce de um mito, nem de uma idéia, senão do encontro com o Ressuscitado, na vida da Igreja".